Boleto bancário

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Bloqueto de cobrança)
Ir para: navegação, pesquisa
Boleto carrefur Banco Bradesco.

Um boleto bancário (ou simplesmente boleto ou, ainda, bloqueto[nota 1] ) é um documento largamente utilizado no Brasil como instrumento de pagamento de um produto ou serviço prestado. Através do boleto, seu emissor pode receber do pagador o valor referente àquele pagamento.

No Brasil, a utilização de boletos bancários é uma prática comum entre empresas sendo que, em média, 50 milhões de boletos de cobrança são liquidados todos os meses.[carece de fontes?]

O formato e as características gerais dos boletos de cobrança foram desenvolvidos pelo CENEABAN e é padronizado pela FEBRABAN para a utilização em toda a rede bancária brasileira.

Ele representa um título de cobrança pagável em qualquer estabelecimento conveniado (que inclui agências bancárias, caixas eletrônicos, casas lotéricas, supermercados etc.) até a data de vencimento. Geralmente após a data de vencimento, o boleto somente poderá ser pago em uma agência do banco que o emitiu, pois fica sujeito a orientações específicas do cedente (que pode cobrar taxas ou juros de mora pelo atraso no pagamento).

Elementos de um boleto de cobrança[editar | editar código-fonte]

Banco

Instituição financeira que, através de contrato próprio firmado com o cedente, fica responsável pela cobrança. O banco receberá o pagamento do referido documento de cobrança pago pelo sacado, e creditará a importância paga na conta bancária do cedente.

Cedente

Quem emite a cobrança. Ou seja, aquele que irá receber a quantia cobrada.

Sacado

Quem efetua o pagamento do boleto.

Valor do documento

Valor que deverá ser pago pelo sacado antes do vencimento.

Data de vencimento

Data-limite para o pagamento do título.

Código de barras
985800000000571003281023630108092004172920003

Representação gráfica dos dados do boleto de 44 caracteres que poderá ser lida por um scanner. Normalmente os boletos possuem esta representação gráfica codificada no padrão Intercalado 2 de 5.

Emissão de boletos bancários[editar | editar código-fonte]

Todas as pessoas (físicas ou jurídicas) podem emitir boletos bancários desde que possuam uma conta bancária, bastando se dirigir a uma agência e manifestar o interesse.

Alguns bancos permitem que a cobrança dos boletos sejam feitas em duas modalidades: cobrança registrada e não-registrada.

Os boletos de cobrança registrada são gerados pelo cedente e as informações do documento (sacado, valor e data de vencimento) são enviadas para o banco através de um arquivo de remessa. Estes dados são gerenciados pela instituição financeira que pode realizar serviços como o protesto de títulos quando inadimplentes.

Os boletos de cobrança não-registrada funcionam como os de cobrança registrada só que as informações do documento não necessitam ser enviadas para o banco. Portanto, todo serviço de verificação e protesto fica a encargo do cedente.

Os boletos de cobrança tem um custo. O custo dos boletos de cobrança registrados são cobrados quando o arquivo de remessa é enviado ao banco. Os custo dos boletos de cobrança não-registrada, por sua vez, só é cobrado do cedente quando o sacado efetua o pagamento. De certa forma, os boletos de cobrança registrados podem ser chamados de pré pagos enquanto os não registrados podem ser chamados de pós pagos.

Softwares Emissores[editar | editar código-fonte]

O cedente precisará do auxilio de um software que gerará os boletos de acordo com as especificações da FEBRABAN.

Alguns bancos fornecem esse software mas geralmente são bem limitados em funcionalidades.

Existem também vários aplicativos comerciais disponíveis com mais recursos de integração com sistema de gestão interno do cedente.

Existe ainda um projeto de software livre escrito em PHP para e-Commerce.

Trata-se da biblioteca Boleto Library PHP que incrementa a funcionalidade de geração de Boletos Bancários em lojas virtuais[3] .

O módulo Commerce Boleto[4] para Drupal Commerce[5] faz uso da Boleto Library PHP. No entanto, há também outros projetos gratuitos, como o BoletoPHP.

Existem também outros softwares de emissão de boleto online como Finnet, Asaas, Fattura, Cobre Grátis e Boleto Simples.

Notas

  1. Embora o termo "bloqueto" seja encontrado em documentos emitidos por agentes financeiros, considera-se "boleto" o termo correto para referenciar o documento de cobrança bancária, pois o primeiro não consta nos dicionários da língua portuguesa.[1] [2]

Referências

Ver também[editar | editar código-fonte]