Blue note

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes. (desde dezembro de 2009). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Blue Note ou Nota fora é um artifício musical muito utilizado em hamônias de Blues e Jazz.

Descrição[editar | editar código-fonte]

A Blue Note é uma nota musical que provém das escalas usadas nas canções de trabalho praticadas pelos povos afro-americanos. A característica musical resultante imprime um carácter lamentatório à música podendo considerar-se que tenha surgido como uma consequência da dureza do trabalho nos campos.

Do ponto de vista sistémico, consiste em criar uma nota que não consta na escala diatónica tradicional, baixando alguns comas aos terceiro, quinto e sétimo graus da referida escala. Estas transformações tornam uma escala maior numa escala de blues. A escala de blues é usada na maioria dos blues de 8 e 12 compassos, mas também em várias canções populares convencionais com um sentimento "blue".

Esta herança escalar migrou mais tarde para o universo jazzístico.

Exemplo[editar | editar código-fonte]

Pentatónica de Lám

  • Lá-Dó-Ré-Mi-Sol-Lá - Blue Note: D#



Ícone de esboço Este artigo sobre música é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

A Blue Note de uma escala é a terça menor do acorde. Por exemplo, na escala pentatônica de C maior: C D E G A Pegue a terça maior do acorde C maior e diminua meio-tom (Eb, Mi Bemol) terá a Blue Note do C. Para achar a terça maior de um acorde é simples, pegue a escala diatônica do acorde que quiser, conte 3 notas e diminua meio-tom da nota (no caso terça maior).