Boane (distrito)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Boane
—  Distrito  —
País  Moçambique
Província Maputo
Capital Boane
Área
 - Total 820 km²
População (2007)
 - Total 102 457
    • Densidade 124,9/km2 
Fuso horário EAT (UTC+2)

O distrito de Boane está situado na província de Maputo, em Moçambique. A sua sede é a vila de Boane.

Faz fronteira, a norte com o distrito de Moamba, a oeste e sudoeste com o distrito de Namaacha, a sul e sudeste com o distrito de Matutuíne e a leste com o município da Matola.

O distrito de Boane tem uma superfície de 820  km² e uma população recenseada em 2007 de 102 457 habitantes,[1] o que corresponde a uma densidade populacional de 124,9 habitantes/km² e corresponde a um aumento de 80,7% em relação aos 56 703 habitantes registados no censo de 1997.

História[editar | editar código-fonte]

O nome da região terá a sua origem num habitante local de nome Mboene, que os portugueses alteraram para Boane[2] . O território do distrito fazia parte da chefatura Matola até finais do Século 19[3] , ficando depois ligado administrativamente à Matola. Quando em 1955 foi estabelecido o Concelho da Matola, foi também criado o Posto Administrativo de Boane como uma das suas subdivisões.[4] O posto administrativo foi elevado à categoria de distrito em 1976, depois da independência nacional.[5] .

Divisão Administrativa[editar | editar código-fonte]

O distrito está dividido em dois postos administrativos, (Boane e Matola-Rio), compostos pelas seguintes localidades:

A vila de Boane foi elevada a município em Maio de 2013.[6]

Economia[editar | editar código-fonte]

O distrito de Boane é predominantemente agrícola, nele se encontrando localizada a Estação Agrária de Umbelúzi, uma unidade do Instituto de Investigação Agrária de Moçambique, fundada em 1909. [7] Contudo, recentemente foi instalada uma fundição de alumínio na área de Beluluane, posto administrativo de Matola-Rio, e foi criado, na área adjacente, um parque industrial.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Perfil do distrito de Boane

Referências