Boaventura de Sousa Santos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Boaventura de Sousa Santos

Boaventura de Sousa Santos (Coimbra, 15 de Novembro de 1940) é doutor em sociologia do direito pela Universidade de Yale e professor catedrático da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. É director dos Centro de Estudos Sociais e do Centro de Documentação 25 de Abril [1] dessa mesma universidade. É actualmente, um dos principais intelectuais da área de ciências sociais, com mérito internacionalmente reconhecido, tendo ganho especial popularidade no Brasil, principalmente, depois de ter participado nas três edições do Fórum Social Mundial em Porto Alegre.

Seus escritos dedicam-se ao desenvolvimento de uma Sociologia das Emergências, que segundo ele procuraria valorizar as mais variadas gamas de experiências humanas, contrapondo-se a uma "Sociologia das Ausências", responsável pelo desperdício da experiência. A herança contratualista é bem marcada em suas obras e seus textos se remetem à organização de contratos sociais que sejam verdadeiramente capazes de representar valores universais. Também é poeta, autor do livro Escrita INKZ: antimanifesto para uma arte incapaz.

Uma de suas preocupações é aproximar a ciência do "senso comum" com vista a ampliar o acesso ao conhecimento.

Defensor da ideia de que movimentos sociais e cívicos fortes são essenciais ao controlo democrático da sociedade e ao estabelecimento de formas de democracia participativa, foi inspirador e sócio fundador em 1996 da Associação Cívica Pro Urbe (Coimbra).

Sua trajetória recente é marcada pela proximidade com os movimentos organizadores e participantes do Fórum Social Mundial e pela participação na coordenação de uma obra coletiva de pesquisa denominada "Reinventar a Emancipação Social: Para Novos Manifestos".

Bibliografia incompleta

  • 1987: Um Discurso sobre as Ciências, Coimbra.
  • 1988: O Social e o Político na Transição Pós-moderna
  • 1989: Introdução a uma ciência pós-moderna
  • 1990: O Estado e a Sociedade em Portugal (1974-1988). Porto: Afrontamento.
  • 1993 (org.): Portugal: um retrato singular, Porto: Afrontamento.
  • 2000 Para uma concepção pós-moderna do direito. Acrítica da razão indolente: contra o desperdício da experiência, Porto: Afrontamento.
  • 2001 (org.): Globalização: Fatalidade ou Utopia?, Porto: Afrontamento.
  • 2004 : Escrita INKZ, Rio de Janeiro: Aeroplano.
  • 2006 : Viagem ao centro da pele. Rio de Janeiro: Revista Confraria do Vento [2]
  • 2006 : A gramática do tempo: para uma nova cultura política, S. Paulo, Porto : Cortez Ed., Afrontamento.
  • 2006 : The Heterogeneous State and Legal Pluralism in Mozambique, Law & Society Review, 40, 1: 39-75.
Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.