Bob Woolmer

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Bob Woolmer
Nome completo Robert Andrew Woolmer
Conhecido(a) por Woollie, The-Bob
Nascimento 14 de maio de 1948
Kanpur, Índia
Morte 13 de março de 2007 (58 anos)
Kingston, Jamaica
Progenitores Pai: Clarence Woolmer
Alma mater The Skinners' School
Yardley Court
Ocupação jogador de críquete
Prêmios Wisden Cricketer do Ano Sitara-i-Imtiaz (2007)
Religião ateísmo

Robert Andrew Woolmer, mais conhecido pelo nome profissional de Bob Woolmer, (Kanpur, Uttar Pradesh, Índia, 14 de maio de 1948Kingston, Jamaica, 18 de março de 2007) foi um jogador internacional de cricket e mais tarde treinador profissional do mesmo desporto. Jogou em 19 "Test matches" e em 6 "One Day International" pela equipa inglesa de críquete e mais tarde foi treinador das equipas da África do Sul, Warwickshire e Paquistão.

Bob era filho de Clarence Woolmer, um jogador que competiu no Ranji Trophy pelas "Províncias Unidas" (actual Uttar Pradesh).

Carreira como jogador[editar | editar código-fonte]

Woolmer jogou no britânico county cricket por Kent, inicialmente como um "all-rounder". Ele graduou-se para o "Test cricket" com a equipa de críquete da Inglaterra em 1975 como um "all-rounder", tendo conseguido um hat-trick pelo Marylebone Cricket Club contra a equipa de críquete da´Austrália. Mas ele tinha caído depois do seu primeiro "Test", só reaparecendo no jogo final das séries no The Oval (estádio de críquete em Londres) onde conseguiu a classificação de 149, rebatida no número cinco, então o mais lento "Test" da Inglaterra contra a Austrália. Nas duas épocas seguintes teve sucesso nas rebatidas, incluindo duas "further centuries" contra a Austrália em 1977.

Woolmer também aparecia regularmente nos "One-day International" em Inglaterra entre 1972 e 1976. Ele foi um "Wisden Cricketer of the Year" (Título de jogador de críquete do ano pela revista Wisden) 1976.

A carreira internacional de Woolmer entrou num impasse depois de se juntar ao "World Series Cricket" por Kerry Packer. Apesar de aparecer intermitentemente no a equia de "Test" para 1981, nunca recuperou a forma de meados da década de 1970. Também tomou parte na "South African rebel tours" de 1982, um movimento que terminou, efectivamente, a sua carreira internacional.

Carreira como treinador[editar | editar código-fonte]

Woolmer obteve a sua qualificação como treinador em 1968. Depois de retirar-se do críquete de primeira classe em 1984, emigrou para a África do Sul onde treinou cricket e hóquei nos liceus. Voltou a Inglaterra em 1987 para treinar uma equipa de Kent. Treinou a Warwickshire County Cricket Club em 1991, a vencedora do Natwest Trophy em 1993, e três dos quatro troféus disputados em 1994.

Foi nomeado treinador da África do Sul em 1994. Nos cinco anos seguintes a África do Sul iria vencer a maior parte dos seus "test cricket" (5 de 10 séries) e jogos "One-day International" (73%). De qualquer forma falhou por pouco para fazer a final da Copa do Mundo de 1999 e Woolmer resignou. Foi nomeado treinador da equipa do Paquistão em 2005.

Morte durante o Campeonato do Mundo de 2007[editar | editar código-fonte]

Em Março de 2007 Woolmer encontrava-se em Kingston, na Jamaica, onde se disputava o Campeonato do Mundo de Críquete. Durante a tarde do dia 18 de Março de 2007 foi anunciado que o treinador do Paquitão fora levado para o University Hospital in Kingston depois de ser encontrado inconsciente no seu quarto de hotel, sendo mais tarde confirmado que morrera, aos 58 anos de idade. É anunciado ainda que a causa da morte permanece desconhecida e que será realizado um exame post mortem, como requerido pela lei da Jamaica.

Depois da morte surgiram várias teses: Pervez Mir, o empresário da equipa do Paquistão disse que Woolmer sofrera de uma doença desconhecida, enquanto Naseem Ashraf, o presidente do PCB, disse mais tarde que o treinador tivera problemas respiratórios antes de a equipa embarcar para o Campeonato e revelou ainda que ele sofria de diabetes. O seu filho atribuiu a morte a um ataque cardíaco resultante do stress profissional.

O pagamento dos tributos ficou a cargo de membros da equipa de críquete do Paquistão e pela comunidade de críquete, incluindo o antigo jogador Michael Holding e o antigo árbitro Dickie Bird.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]