Boba Fett

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita uma ou mais fontes fiáveis e independentes, mas ela(s) não cobre(m) todo o texto (desde janeiro de 2013).
Por favor, melhore este artigo providenciando mais fontes fiáveis e independentes e inserindo-as em notas de rodapé ou no corpo do texto, conforme o livro de estilo.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Boba Fett
Personagem de Star Wars
Nascimento Kamino,
Falecimento {{{falecimento}}}
Espécie Mandaloriano
Actividade(s) {{{atividade}}}
Afiliações Caçador de recompensas
Armas armadura de batalha mandaloriana e rifle EE-3
Interpretado por Daniel Logan (Ataque dos Clones)
Mark Austin (Uma Nova Esperança)
Jeremy Bulloch (O Império Contra-Ataca e O Retorno de Jedi)
Jason Wingreen (voz original em Império)
Temuera Morrison (voz no DVD de Império)
Don Bies (Retorno de Jedi)
Nelson Hall (Retorno de Jedi)
Tom Kane (voz no jogo Jedi Knight: Jedi Academy)
Projecto Cinema  · Portal Cinema

Boba Fett é um personagem fictício do universo da série Guerra nas Estrelas (Star Wars), que ocupa simultaneamente os papeis de vilão e de anti-herói e é um dos dois antagonistas de O Império Contra-Ataca (Star Wars Episode V: The Empire Strikes Back), juntamente com Darth Vader. Nos filmes, Boba Fett é um caçador de recompensas, assim como seu pai, Jango Fett, de quem também é um clone; é contratado pelo Império e por Jabba, o Hutt para encontrar e capturar Han Solo e Chewbacca, acabando por se tornar o arqui-inimigo de Solo. Aparece em O Ataque dos Clones, O Império Contra-Ataca e O Retorno de Jedi (Star Wars Episode VI: Return of the Jedi), além do Especial de Férias e da edição especial de Uma Nova Esperança (Star Wars Episode IV: A New Hope).

Fett se destaca por sua popularidade entre os fãs da série, apesar de ser um personagem relativamente pequeno até o lançamento de Ataque dos Clones.[1] É interpretado por Daniel Logan em Ataque dos Clones e por Jeremy Bulloch em O Império Contra-Ataca e Retorno de Jedi (embora Jason Wingreen tenha dublado a voz do personagem no Império). Sua aparição breve na edição especial da Nova Esperança foi desempenhada por Mark Austin. No lançamento em DVD de 2004 do Império Contra-Ataca a voz original do personagem foi substituída pela de Temuera Morrison.

Origem[editar | editar código-fonte]

Boba Fett é o clone de Jango Fett, o qual o criou como seu filho. Inclusive todos os clones do exército da República Galáctica são clones do mercenário Jango Fett, mas possuem aceleração de crescimento. Boba Fett se desenvolve normalmente como um humano normal. Jango Fett tem participação importante em Ataque dos Clones, pois guia o jedi Obi-Wan Kenobi até o esconderijo do sith Conde Dookan. Jango é morto pelo mestre jedi Mace Windu no final do filme com um golpe certeiro que lhe decapita, enquanto Boba assiste a tudo. Motivação de seu ódio pelos jedi.

Após a morte de seu pai, Boba Fett cresce sob a tutela de Jabba, O Hutt, fazendo parte de sua corte, passando a fazer seus serviços sujos. Boba acaba se tornando um dos maiores caçadores de recompensa da Galáxia, sendo invejado por outros caçadores, tais como Greedo, Bossk e 4-LOM, entre outros.

Altamente armado e equipado, usa a mesma armadura Mandaloriana de seu "pai", Jango Fett, com sutis diferenças na cor e que também carrega consigo "lembranças" de suas presas. Sua nave é a Slave I, a mesma de seu "pai", modificada várias vezes até o modelo IV.

Guerras Clônicas[editar | editar código-fonte]

Durante o período das Guerras Clônicas como é mostrado na série de televisão The Clone Wars, Boba Fett aparece liderando um grupo de caçadores de recompensa, entre os membros dessa equipe estavam Aurra Sing, Bossk e Asajj ventress.

Ele também aparece quando ainda era criança, ele se infiltra num batalhão de clones cadetes sem ser percebido pois era igual aos outros, seu objetivo era matar Mace Windu, Jedi que matou seu pai. Ele se infiltra no cruzador em que Windu estava e arma uma armadilha para o Jedi, mas quem acaba sendo pego pela armadilha é um clone que estava passando pelo local.

O Império[editar | editar código-fonte]

Trabalhando para Darth Vader, ele foi responsável pela captura de Han Solo na Cidade das Nuvens, Bespin. Han foi levado por Boba para Jabba, em Tatooine, congelado em carbonita.

Fim[editar | editar código-fonte]

Foi dado como morto em um acidente no episódio VI da saga. Quando tentava executar Han, Chewbacca e Luke Skywalker, seus jatos foram acionados acidentalmente por Han e ele acabou caindo na boca do monstro Sarlacc que o engoliu.

Entretanto ele não morre, pois consegue matar o monstro e, depois de muito sofrimento, sobrevive com a ajuda do caçador de recompensas Dengar, que se torna seu grande amigo (Esses detalhes não aparecem no filme).

Curiosidade[editar | editar código-fonte]

Broom icon.svg
Seções de curiosidades são desencorajadas pelas políticas da Wikipédia.
Ajude a melhorar este artigo, integrando ao corpo do texto os itens relevantes e removendo os supérfluos ou impróprios.
  • Apesar de não ter controle sobre a Força, é mostrado no livro Legado da Força que Boba Fett tivera um sabre de luz, que, supostamente, roubara de um jedi que matara. Ele ainda tivera vários desentendimentos com Darth Vader, sendo que, em um deles, chegara a lutar com ele.

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre a série Star Wars é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.