Bobby Brown

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Bobby Brown
Bobby Brown nos anos 1980.
Informação geral
Nome completo Robert Barisford Brown
Nascimento 5 de fevereiro de 1969 (45 anos)
Local de nascimento Roxbury, Boston, Massachussets
 Estados Unidos
Gênero(s) R&B, New jack swing, Hip hop, Dance-pop
Ocupação(ões) cantor, compositor, dançarino
Período em atividade 1978 - atualmente
Gravadora(s) MCA (1986–1998)
Bronx Bridge Entertainment (2011–presente)
Afiliação(ões) New Edition, Heads of State, Whitney Houston, Damian Marley, Ja Rule
Página oficial bobbybrownonline.com

Bobby Brown, nome artístico de Robert Barisford Brown, (nascido em 5 de fevereiro de 1969) é um cantor, compositor e dançarino americano. Após o sucesso no grupo pop New Edition, Brown começou sua carreira solo em 1987 e teve uma sequência de hits no Top 10 da Billboard, o levando a ganhar um Grammy Award. Ele foi pioneiro do estilo musical new jack swing, uma fusão de hip hop e R&B. Brown é o ex-marido da cantora Whitney Houston e estrelou no reality show Being Bobby Brown.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Brown começou sua carreira musical em 1978 como membro da boy band New Edition, sendo ele o integrante mais jovem do grupo. Os hits do grupo com Brown, incluiu "Candy Girl", "Cool It Now" e "Mr. Telephone Man". Brown se separa da banda em 1986 para iniciar sua carreira solo. Em 1987, lança seu primeiro álbum solo, King of Stage, que incluia o single "Girlfriend", que alcançou a primeira posição na parada musical Billboard R&B.

Bobby Brown acabou popularizando o estilo musical new jack swing, estilo que gerou um grande público com seu álbum Don't Be Cruel e converteu a tendência dominante do R&B nos princípios dos anos 90.

Foi com seu segundo álbum, Don't Be Cruel, que alcançou o super-estrelato, ingressando com cinco canções no top 10 da Billboard, "Don't Be Cruel" (8º), "Every Little Step" (3º), "Rock Wit' Cha" (7º), "My Prerogative" (1º, posteriormente feito um cover por Britney Spears em 2004) e "Roni" (3º). O álbum acabaria por ser certificado 8x platina (8 milhões unidades vendidas).[1]

Em 1989, ele contribuiu com duas músicas (incluindo "On Our Own", que alcançou a segunda posição na Billboard Hot 100) para a trilha sonora de Ghostbusters 2, além de fazer uma participação especial no filme.

Em 1992, Brown casa-se com a cantora Whitney Houston, e no mesmo ano lança seu novo álbum, Bobby. Este chegou na segunda posição na parada de álbuns da Billboard e produziu os hits singles "Humpin 'Around" e "Good Enough", além de "Get Away". O álbum foi certificado 1x platina (1 milhão de unidades vendidas).[1] No entanto, ababou ficando muito abaixo no número de vendas de seu disco anterior. Em 1993, inicia-se uma larga trajetória de problemas legais e com as drogas.

Brown esperou até 1998 para lançar o seu próximo álbum de material original, Forever. O disco foi originalmente intitulado Bobby II. Havia esperanças de um retorno de Brown em 2002, quando participou do single "Thug Lovin '" do rapper Ja Rule, de seu terceiro álbum de estúdio The Last Temptation. Em 2006, Brown participou da canção "Beautiful", o terceiro single de Damian Marley do álbum Welcome to Jamrock.

Discografia[editar | editar código-fonte]

Álbuns de estúdio[editar | editar código-fonte]

Ano Álbum Gravadora Certificação RIAA[2]
1986 King of Stage MCA N/C
1988 Don't Be Cruel MCA Platinum.png 7× Platina
1992 Bobby MCA Double Platinum.png 2× Platina
1997 Forever MCA N/C
2012 The Masterpiece Bronx Bridge N/C

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Ano Filme Papel
1985 Krush Groove Ele mesmo
1989 Ghostbusters II Mayor's Doorman
1990 Mother Goose Rock 'n' Rhyme Three Blind Mice
1995 Panther Rose
1996 A Thin Line Between Love and Hate Tee
2001 Two Can Play That Game Michael
2002 Go for Broke Jive
2003 Gang of Roses Left Eye Watkins
2004 Nora's Hair Salon Bennie
2008 Nora's Hair Salon 2: A Cut Above Old Man Butter

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]