Jararaca-cruzeira

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Boca de sapo)
Como ler uma infocaixa de taxonomiaBothrops neuwiedi
Bothropoides neuwiedi no Jardim Zoológico de Brasília
Bothropoides neuwiedi no Jardim Zoológico de Brasília
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Reptilia
Ordem: Squamata
Subordem: Serpentes
Família: Viperidae
Género: Bothrops
Espécie: B. neuwiedi
Nome binomial
Bothrops neuwiedi
Wagler, 1824

Bothrops neuwiedi, popularmente conhecida como jararaca-cruzeira, jararaca-pintada, boca-de-sapo, bocuda, jararaca-do-rabo-branco, jararaquinha, rabo-de-osso, tirapeia e urutu, é uma espécie de serpente da família Viperidae. Endêmica do Brasil, pode ser encontrada na Bahia, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.[1]

É uma serpente de até 1,15 metros. Possui coloração variável entre cinza, marrom ou pardo de acordo com a subespécie, com manchas triangulares escuras, margeadas de claro, e indivíduos jovens com a ponta da cauda branca.

Veneno[editar | editar código-fonte]

Seu veneno tem ação proteolítica. Todas as serpentes do grupo Bothrops, quando injetam o veneno, produzem sintomas semelhantes: no local da picada, sempre há dor, com aumento progressivo; a região afetada começa a inchar gradativamente e surgem manchas róseas (avermelhadas) ou cianóticas (azuladas ou arroxeadas); a seguir, surgem bolhas, que podem conter sangue no interior. Quando as reações locais se tornam mais intensas, aparece febre e podem ocorrer infecções secundárias. Nas ocorrências graves, é possível surgir vômitos, sudorese e desmaio. Nos casos benignos, o sangue coagula; já nos casos graves, torna-se incoagulável de 30 a 60 minutos depois da picada. Em situações mais severas, há perigo da queda da pressão sanguínea, com possibilidade de colapso periférico.

Subespécies[editar | editar código-fonte]

Existem várias subespécies que variam basicamente na coloração e tamanho. Geralmente, a variação leva o nome do lugar de onde a serpente é endêmica.

  • Bothrops neuwiedi goyazensis
  • Bothrops neuwiedi meridionalis
  • Bothrops neuwiedi neuwiedi
  • Bothrops neuwiedi paranaensis
  • Bothrops neuwiedi urutu

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. SILVA, V.X. da; RODRIGUES, M.T. (2008). «Taxonomic revision of the Bothrops neuwiedi complex (Serpentes, Viperidae) with description of a new species». Phyllomedusa. 7 (1): 45-90 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Wikispecies
Wikispecies
O Wikispecies tem informações sobre: Jararaca-cruzeira
Commons
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Jararaca-cruzeira