Bocadillo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde outubro de 2012).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Bocadillo com pão de trigo.

Bocadillo (lê-se "bocadilho") é um termo espanhol que designa uma sandes preparada à base de comidas quentes ou frias, utilizando fatias de pão de trigo geralmente em forma de baguete. Para as normais sandes preparadas com pão de forma, os espanhóis utilizam a designação internacional sandwich (sanduíche).

Geralmente um bocadillo é composto por uma metade de baguete de pão de trigo cortado transversalmente com os ingredientes entre ambas as metades do pão.

Variantes[editar | editar código-fonte]

Existe uma grande variedade de bocadillos, tanto frios como quentes, com destaque para os seguintes:

Embutidos (Enchidos)[editar | editar código-fonte]

Geralmente, chamados de "bocadillo de chorizo" (chouriço) ou "jamón" (presunto), existindo também curiosas miniaturas conhecidas como "montaditos". Geralmente, quando é utilizado presunto serrano, utiliza-se a denominação de "serranito", sendo que existem bares e cervejarias um pouco por toda a Espanha especializadas neste tipo de "bocadillos".

Carnes[editar | editar código-fonte]

O "pepito de ternera" (filete de vitela) é um dos bocadillos mais famosos dos bares de Espanha, sendo também possível encontra-los entre os também famosos montaditos, tais como os de "lomo de cerdo" (lombo de porco, de "pavo" (peru), de "pollo" (frango), etc.

Peixe[editar | editar código-fonte]

O "bocadillo de calamares" (choco frito (provavelmente o prato quente mais famoso da Andaluzia) é servido praticamente em qualquer bar espanhol e é típico da cidade de Madrid.

Os bocadillhos de cavala, de atum ou de bonito com tomate, ainda que menos conhecidos, começam a ter alguma preferência por parte do público moderno.

Vegetarianos[editar | editar código-fonte]

Não sendo considerado por muitos como um bocadillo no sentido estrito, o "pan con tomate" (pão com tomate) tem variantes com enchidos muito semelhantes. Geralmente, é preparado com tomates triturados fritos em azeite, com pão tostado e tempero de alho e sal a gosto.

Ovos[editar | editar código-fonte]

Geralmente, as famosas "tortillas" (tortilhas) são incluídas nesta categoria, onde se incluem a "tortilla francesa" (tortilha francesa) ou a "tortilla de papas" (tortilha de batatas).

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre culinária é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Bocadillo