Boedo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Boedo
CCVA by elojoavizor.jpg
Dados
População 48.520 (INDEC)
Área 2,6
Densidade populacional 18.661 hab/km²
Dia do bairro 25 de Julho
Mapa
Boedo-Buenos Aires map.png
Flag of Argentina.svg
Bairro da cidade de
Buenos Aires

Boedo é um bairro da cidade argentina de Buenos Aires. É um bairro sobretudo de classe média, sendo conhecido pela forte presença do tango e por muito tempo ter se localizado nele a sede do Club Atlético San Lorenzo de Almagro (atualmente, no bairro de Flores).[1] [2]

O bairro foi baptizado com o nome de Boedo em homenagem a Mariano Boedo, uma das figuras de proa do movimento independentista argentino.

Lugares Importantes[editar | editar código-fonte]

A esquina de San Juan e Boedo (rua homónima ao bairro) é mencionada no verso inicial do tango Sur (Sul em português), uma das canções mais representativas de Buenos Aires. Em honra do autor destes versos, este ponto passou a ser conhecido por Esquina Homero Manzi, e alberga vários festivais de tango ao longo de todo o ano.

Cultura[editar | editar código-fonte]

O grupo Boedo foi um conjunto de escritores argentinos e uruguaios de esquerda da década de 1920. Entre os seus membros contavam-se Enrique Amorim, Leónidas Barletta, Elías Castelnuovo, Roberto Mariani, Nicolás Olivari, Lorenzo Stanchina e Álvaro Yunque.

Algumas revistas associadas ao grupo Boedo eram a Dínamo, a Extrema Izquierda e a Los Pensadores.

Nicolás Olivari, um dos fundadores do grupo Boedo, também contribuiu para a formação do grupo Florida, menos politizado. O escritor Roberto Arlt também manteve contactos com ambos os grupos.

Uma das principais músicas que cantam o bairro é "Bluses de Boedo", interpretada magnificamente pela Orquesta Típica Fernández Fierro.

Meios de transporte[editar | editar código-fonte]

O barrio de Boedo está ligado aos restantes bairros da cidade através de numerosas linhas de autocarros e comboios, estando a Estação Boedo do metropolitano integrada na Línea E.

As principais ruas e avenidas do bairro são a rua Boedo, em direcção a sul, San Juan e Directorio para este, e Alberdi e Independencia para oeste.

Referências