Bolacha de chope

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
  1. [1] REDIRECIONAMENTO [[1]]
    Uma bolacha servindo de suporte para um copo de cerveja.

As bolachas são pequenos suportes, geralmente feitos em forma de discos e de papelão, que servem para apoiar copos e garrafas,[2] impedindo que a água condensada ao redor deles eventualmente manche as mesas de madeira. O nome "bolacha" é uma referência direta ao formato comum desses suportes, que remete a uma bolacha; no Brasil são chamadas de modo mais específico como bolachas de chopp.

Um dos principais fornecedores deste produto no mercado Brasileiro é a AMBEV em Parceria com a Gráfica Escala7 que tem como seu canal de vendas on-line a Site www.portacopo.com.br/face

A história dos Porta Copos ou Bolachas de Chopp vem do século XIX. Os primeiros registros sobre o tema apontam que, em torno de 1880, na cidade alemã de Weisenbach, já apareceram as primeiras peças já em cartão grosso, produzidas artesanalmente bem parecidas com o que utilizamos hoje para evitar que derramasse nas mesas a espuma das enormes canecas de cerveja que eram usadas na época.

A idea de comercializar o produto e utiliza-lo em grande escala aconteceu em 25 de outubro de 1892, também na Alemanha, quando Robert Sputh, aos 49 anos, na cidade de Dresden, capital do estado da Saxônia, percebeu a demanda dos Porta Copos mercado e resolveu patentear a idea o processo de fazer as Bolachas de Chopp é bem parecido como o que utilizamos hoje em fibra prensada já usando um molde padronizado.

As primeiras bolachas que se tem registro tinham de 2,5mm a 4mm de espessura, rapidamente se espalharam pela Alemanha. Em 1900, começaram a ser usadas como meio publicitário, exibindo imagens monocromáticas com a marca das cervejarias estampadas em um dos lados. O primeiro a ficar rico com a nova invenção, no entanto, foi Casimir Otto Katz, que em 1903 montou uma indústria para produzir Porta Copos e Bolachas de Chopp em grande escala. Sua empresa, a Katz Group,  existe até hoje, www.thekatzgroup.com/em/home/ produzindo cerca de 3 bilhões de Bolachas de Chopp e Porta Copos por ano. Realmente um grande negócio.

Entre 1918 e 1938, a nova invenção chegou à Inglaterra, onde também temos grande consumo de cerveja e se espalhou pelo mundo . No Brasil, a moda demorou um pouco a chegar. As primeiras bolachas, lançadas pela Brahma e pela Antarctica na década de 60, hoje todas as cervejarias utilizam este produto para divulgar sua marca e como é um produto muito barato vários outros seguimentos tambem utilizam para divulgar sua marca e distribuir como brindes a seus clientes.

Mídia[editar | editar código-fonte]

Com o tempo, as bolachas passaram a figurar como uma espécie de mídia, recebendo então impressos dos mais diversos anúncios de marcas ou mesmo alguma gravura de eventual interesse ao consumidor.

Os fabricantes brasileiros adotaram como padrão o Porta Copos feito em papelão Importado Liner Extra Absorvente de 9cm de diâmetro por 1,5mm de espessura, que  é fabricado com fibras geralmente virgens de pinho transformado em pasta mecânica, tendo, por isso, a cor parda que lembra a polpa de madeira.

Felizmente, como o mercado publicitário não gosta de ficar só no padrão, há inúmeras bolachas com dimensões e formatos próprios, enriquecendo o visual das peças.

Referências

  1. Renato S. Navarro (29/12/2014). Bolachas de Chopp.
  2. Verbete "bolacha" no Dicionário Houaiss.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Bolacha de chope


Ícone de esboço Este artigo sobre um objeto é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.