Bolo Veludo vermelho

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita uma ou mais fontes fiáveis e independentes, mas ela(s) não cobre(m) todo o texto (desde março de 2012).
Por favor, melhore este artigo providenciando mais fontes fiáveis e independentes e inserindo-as em notas de rodapé ou no corpo do texto, conforme o livro de estilo.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Um bolo Veludo vermelho de três camadas

O bolo Veludo vermelho é um bolo popular, com uma coloração vermelha ou marrom-avermelhada. É usualmente preparada como um bolo de camadas, coberto com creme de baunilha ou, mais comumente, cream cheese. O tom marrom-avermelhado é originado a partir da reação entre o elemento ácido do bolo, o leitelho e as antocianinas presentes no chocolate. Entretanto, corante vermelho pode ser adicionado para intensificar.

Os ingredientes comuns são: leitelho, manteiga, farinha, cacau em pó, e beterraba ou corante vermelho. A quantidade de cacau varia entre as receitas. A cobertura de cream cheese é tradicional, assim como a de glacê.[1]

História[editar | editar código-fonte]

O bolo Veludo vermelho está intimamente ligado ao Devil's food, e em alguns livros de receita mais antigos, os nomes foram intercambiáveis. A maioria dos bolos Veludo Vermelho hoje em dia se utilizam de corante, mas mesmo sem isto, a reação entre o vinagre e o leitelho tende a realçar as antocianinas presentes no chocolate. Quando adicionado aos bolos, o elemento ácido causa o enrubescimento do chocolate quando assado. Porém, quando o chocolate mais básico era largamente vendido, a coloração vermelha era mais pronunciada. Esta tintura natural pode ter sido responsável pela origem da denominação "veludo vermelho" bem como a do "Devil's food", e uma longa lista de outros bolos de chocolate similares.[2] Quando a comida era racionada durante a Segunda Guerra Mundial, confeiteiros utilizavam beterrabas fervidas para melhorar a cor de seus bolos. A beterraba ainda pode ser encontrada em algumas receitas, tanto pela coloração, quanto pelo fato de reter umidade.

O aumento da popularidade deste bolo é parcialmente atribuída ao filme Flores de Aço, onde o bolo de casamento era do tipo Veludo vermelho (uma tradição da parte sulista dos Estados Unidos), e era moldado no formato de um tatu. Nos anos mais recentes, este bolo tem se tornado mais popular, e pode ser facilmente encontrado em lojas de cupcakes.

Referências

  1. Florence Fabricant. . "So Naughty, So Nice" (em inglês). The New York Times.
  2. Scott, Suzanne (7 de junho de 2003). It's All Mixed Up! The History and True Facts About Baking Devil's Food Cake New Jersey Baker's Board of Trade. Página visitada em 10 de outubro de 2004. Cópia arquivada em 5 de agosto de 2004.