Bolo do caco

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Bolo do caco com polvo.
Venda de bolo do caco na rua, no Funchal.

O bolo do caco é um pão de trigo típico da região da Madeira que pode ser encontrado tanto na ilha da Madeira como na ilha do Porto Santo. É consumido como entrada, acompanhamento ou como iguaria principal.

Confecção[editar | editar código-fonte]

É confeccionado com farinha de trigo, fermento, água e sal. Com estes ingredientes, é feita uma massa, que deve fermentar durante três dias. Findo este período, são formadas bolachas com cerca de 3 cm de espessura e pelo menos um palmo de diâmetro. A cozedura tradicional é feita sobre uma pedra de basalto, devidamente aquecida para o efeito, até atingir uma temperatura escaldante. Hoje, é possível adquirir placas de cimento, que podem substituir a pedra antiga na cozedura. O bolo é colocado sobre a pedra e é cozido até adquirir uma crosta fina, ligeiramente queimada. Em seguida, é virado, para que fique cozido em ambos os lados.

Consumo[editar | editar código-fonte]

Pode ser consumido quente, como entrada de uma refeição, barrado com manteiga de alho a derreter, ou mesmo como iguaria principal. É comum ser utilizado na confecção de sanduíches tendo como base o bolo do caco e os mais variados recheios, tais como bifes (prego no bolo do caco), fiambre, peixe-espada, polvo, só para citar alguns.