Bolsa Guggenheim

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

A bolsa Guggenheim (em inglês: Guggenheim Fellowship) é um financiamento concedido anualmente pela Fundação Memorial John Simon Guggenheim desde 1925, para aqueles "que demonstram excepcional capacidade para produtividade com a bolsa ou habilidade criativa excepcional em artes." A cada ano a fundação concede centenas de prêmios em cada uma de duas áreas separadas de competição:

As artes cênicas são excluídas, no entanto compositores, diretores de cinema e coreógrafos são elegíveis. As bolsas não são disponibilizadas para estudantes, somente para "profissionais avançados em meio de carreira", tal como autores com obras já publicadas. Os fellows podem gastar o dinheiro como bem entenderem, pois o propósito da bolsa é possibilitar a eles "blocos de tempo em que podem trabalhar com tanta liberdade criativa quanto possível", mas também devem estar "substancialmente livres de suas funções regulares".

A fundação recebe anualmente entre 3.500 a 4.000 inscrições. Aproximadamente 220 bolsas são concedidads a cada ano.[1] A média das bolsas de 2008 para os Estados Unidos e Canadá foi aproximadamente $ 43.200.[2]

Referências

  1. The Fellowship - John Simon Guggenheim Memorial Foundation www.gf.org. Página visitada em 2 de setembro de 2012.
  2. Frequently Asked Questions - John Simon Guggenheim Memorial Foundation www.gf.org. Página visitada em 2009-08-11.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]