Bom ladrão

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Bom Ladrão)
São Dimas
Bom ladrão
Representação do ladrão penitente no Museo del Duomo, Milão, Itália.
Bom ladrão
Nascimento c. 5 d.C.
Morte c. 33 d.C.
Veneração por
Canonização c. 30–33 d.C.
  • Colina de Gólgota
  • Israel

por Jesus Cristo
Principal templo
Festa litúrgica 25 de março
Atribuições Segurando sua cruz ou sendo crucificado; às vezes retratado no Paraíso.
Padroeiro Prisioneiros/condenados
Diretores funerários
Ladrões arrependidos
Portal dos Santos

O bom ladrão (falecido em Jerusalém por volta de 30–33 d.C.), venerado pela Igreja Católica como São Dimas e pela Igreja Ortodoxa como Rakh, foi um dos ladrões que foram crucificados com Jesus Cristo e que, ao reconhecer-se pecador e crer em Cristo, foi perdoado e recebido no Paraíso conforme o Evangelho de Lucas.

No Novo Testamento[editar | editar código-fonte]

Na Bíblia o nome do bom ladrão não aparece. Ele expressa a crença de que Jesus "virá no reino de Deus", e este pede que, nesse dia, Jesus se lembre dele:

«39 Então um dos malfeitores que estavam pendurados, blasfemava dele, dizendo: Não és tu o Cristo? salva-te a ti mesmo e a nós. 40 Respondendo, porém, o outro, repreendia-o, dizendo: Nem ao menos temes a Deus, estando na mesma condenação? 41 E nós, na verdade, com justiça; porque recebemos o que os nossos feitos merecem; mas este nenhum mal fez. 42 Então disse: Jesus, lembra-te de mim, quando entrares no teu reino. 43 Respondeu-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no paraíso.» (Lucas 23:39–43)

A pontuação e tradução de manuscritos antigos variam no versículo 43. A maioria dos manuscritos tem "…te digo; hoje…". Nos Evangelhos siríacos Cureton tem "hoje te digo; estarás comigo no paraíso".

Nos evangelhos apócrifos[editar | editar código-fonte]

Na versão grega do pseudo-epígrafo Evangelho de Nicodemos (apócrifo, do século IV), o nome aparece pela primeira vez. Na versão latina do Evangelho de Nicodemos, também conhecida como Atos de Pilatos, o nome do segundo ladrão também é dado - Gestas. No Evangelho Árabe da Infância de Jesus (apócrifo, do século VI), o bebê Jesus encontra os dois ladrões, Tito e Dumachus, e prevê que, depois de trinta anos eles serão crucificados com ele.[1] Na tradição da Igreja Ortodoxa Russa o nome do bom ladrão é Rakh.

Na tradição católica[editar | editar código-fonte]

Pela tradição cristã, São Dimas é o protetor dos pobres agonizantes, sobretudo daqueles cuja conversão na última hora parece mais difícil. Entregam a São Dimas a proteção das casas e propriedades contra os ladrões. Invocam-no nas causas difíceis, sobretudo nos negócios financeiros, para a conversão e emenda dos bêbados, dos jogadores e ladrões. É protetor dos presos e das penitenciárias, dos carroceiros e condutores de veículos. A Igreja Católica celebra dia 25 de março como dia de São Dimas.

Na cultura popular[editar | editar código-fonte]

Enquanto zé povinho apedrejava a cruz / Um canalha fardado cuspiu em Jesus / Aos 45 do segundo arrependido/ salvo e perdoado/ é Dimas, o bandido

É loco o bagulho/ Arrepia na hora/ DIMAS, primeiro vida loka da história

  • Caetano Veloso/Gal Costa: No álbum de 2011 intitulado Recanto, composto e produzido por Caetano Veloso e interpretado por Gal Costa, São Dimas é referido no refrão da música "Miami maculelê", junto com outras figuras associadas ao "bom ladrão" como Robin Hood e Charles Anjo 45.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Catholic Encyclopedia Arabic Gospel of the Infancy 23. "And the Lord Jesus answered, and said to His mother: Thirty years hence, O my mother, the Jews will crucify me at Jerusalem, and these two robbers will be raised upon the cross along with me, Titus on my right hand and Dumachus on my left; and after that day Titus shall go before me into Paradise."
  2. «Vida Loka - Parte 2 letra Racionais Mc's Letras de Músicas». vidaloka-parte2.racionaismcs.letrasdemusicas.com.br. Consultado em 22 de outubro de 2009 
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Bom ladrão