Bom Retiro (Teresópolis)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Bairro do Bom Retiro
Brasao teresopolis.svg Bairro de Teresópolis
Pontos turísticos Bosque Urarema (acesso obstruído)
Bairros limítrofes Tijuca
Total de habitantes 1.500


Bom Retiro é um bairro da cidade de Teresópolis, RJ. É um dos bairros da cidade que ainda mantém a tradição das casas de veraneiro. Dentre outras celebridades, a atriz e cantora Lucinha Lins possuía imóvel no local, um sítio que ocupa um grande quarteirão, e era residência fixa de sua mãe até ser vendido em 2011.

O bairro, guardada as proporções com as demais localidades da cidade, foi atingido pela tragédia do início de 2011 específicamente na Rua Napoleão Laureano onde ocorreu deslizamentos sem vítimas. Porém, a mesma rua contabilizou duas mortes em novo temporal em Março de 2012, que deixou cerca de 800 desabrigados em toda cidade.

A Rua Napoleão Laureano fica na área conhecida como "Bosque Urarema", reserva federal de mata atlântica sob jurisdição do IBAMA.

O Bom Retiro, sedia dois dos clubes mais tradicionais da cidade. A "Casa Espanhola de Teresópolis", e o "Clube Bom Retiro", ambos modestos em tamanho e investimento, mas com sócios fiéis. O bairro apesar de ser considerado uma das mais nobres da cidade, com terrenos dos mais valorizados por m² da cidade, e com construções de igual, ou superior valor, geograficamente faz parte da periferia de Teresópolis.