Bom Retiro (distrito de São Paulo)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Se procura o bairro de mesmo nome, e que pertence a esse distrito, veja Bom Retiro (bairro de São Paulo). Para outros significados para o nome Bom Retiro, veja Bom Retiro.
Bom Retiro
Bom Retiro (distrito de São Paulo)
Área 4 km²
População (90°) 33.892[1] hab. (2010)
Densidade 71,48 hab/ha
Renda média R$ 1.358,39
IDH 0,847 - elevado (52°)
Subprefeitura
Região Administrativa Centro
Área Geográfica 9 Centro expandido
Distritos de São Paulo

Bom Retiro é um distrito situado na região central do município de São Paulo. Trata-se de uma região essencialmente comercial, com áreas industriais e residenciais.

O distrito é atendido pelas linhas 1–Azul e 4–Amarela do Metrô de São Paulo, além das linhas 7–Rubi e 11–Coral do Trem Metropolitano de São Paulo.

Formação[editar | editar código-fonte]

No século XIX era um bairro formado por chácaras e sítios que eram usados como retiros de fim de semana pela população abastada da cidade. O Bom Retiro era considerado uma região importante no passado, quando as estações da São Paulo Railway e da Estrada de Ferro Sorocabana, junto à época com o único parque público da cidade, o Jardim da Luz, faziam parte de belos e elegantes pontos de chegada e partida de viajantes, notadamente abastados fazendeiros de café que tinham suas majestosas residências na capital.

Chaminé da Luz é um dos vestígios de uma das primeiras usinas termelétricas da cidade

Essa função de lazer começou a mudar quando da instalação de olarias na região sendo a mais importante a Olaria Manfred de 1860. O Bom Retiro abrigou também o primeiro prédio no Brasil destinado à instalação de uma linha de montagem de automóveis, com a inauguração da fábrica da Ford do Brasil na Rua Solon em 1921. Esse prédio, que ainda existe, foi a sede da filial brasileira da Ford até 1953, quando esta mudou-se para uma fábrica maior construida no bairro da Vila Prudente. Mais tarde, tornou-se um local de concentração industrial, quando viu, na década de 1960 essas indústrias pouco a pouco cederem seu espaço a um ativo comércio de roupas e moda, mesclado com pequenas indústrias de confecção e tecelagem. À época, o bairro já era um polo que concentrava comerciantes judeus e sírio-libaneses, os quais mais tarde migrariam para outros bairros mais distantes do centro.

Parque da Luz.

Possuidor de uma importante herança patrimonial e cultural da cidade, o Bom Retiro abriga a Pinacoteca do Estado de São Paulo, o Museu de Arte Sacra de São Paulo, o Museu da Língua Portuguesa (dentro da Estação da Luz), a Estação Pinacoteca (no antigo DOPS) e o Centro de Estudos Musicais - Tom Jobim. Próximo ao distrito, a Estação Júlio Prestes foi restaurada e atualmente abriga a Sala São Paulo, sede da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP). O antigo solar que pertenceu ao Marquês de Três Rios, Joaquim Egídio de Sousa Aranha, em sua Chácara "Bom Retiro" e mais tarde, abrigando a Escola Politécnica da USP hoje abrigando a FATEC e a ETESP.

O Jardim da Luz é o mais antigo parque da cidade e é uma das poucas áreas verdes de sua região central.

Atualmente o distrito possui muitos moradores de baixa renda, principalmente de moradias coletivas (cortiços). É o segundo reduto asiático da cidade, sendo conhecido como a "Liberdade" dos coreanos, que controlam dois terços do comércio e da indústria de roupas da região. Imigrantes bolivianos também marcam forte presença nesse ramo, trabalhando e sendo donos de confecções na região, embora haja diversas controvérsias relacionadas ao regime e condições de trabalho, considerado por muitos, "trabalho análogo à escravidão".[2]

Demografia[editar | editar código-fonte]

Segundo estimativa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e SEADE (Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados), dados de 2011, Bom Retiro tinha uma população total de 34 637 habitantes.[3]

Evolução demográfica do distrito do Bom Retiro [4]

.

Segundo o Censo 2010 a população do Bom Retiro está composta por: brancos (53,0%), pardos (26,8%), amarelos (15,2%), pretos (4,6%) e indígenas (0,4%).[5] Do total de residentes, 53% são do sexo feminino e 47% são do sexo masculino.[6]

Indicadores sociais[editar | editar código-fonte]

Os Indicadores sociodemográficos do censo de 2000 apontam um Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) elevado de 0,864 que o coloca na 42ª posição entre os distritos do município.

IDH's do ano 2000[7]
  • IDH - médio: 0,864
  • IDH - renda: 0,854
  • IDH - longevidade: 0,825
  • IDH - educação: 0,913

A média da idade do Bom Retiro é 40,6 anos. Em se tratando de níveis sociais, na população do distrito há um predomínio da Classe C em pesquisa feita no ano de 2008 pela Folha de S. Paulo.

Classes Sociais [6]
Classe A

2 %

Classe B

28 %

Classe C

53 %

Classe D

16 %

Classe E

1 %

Religião[editar | editar código-fonte]

Avenida Tiradentes e a Paróquia de São Cristóvão ao fundo.
Portal da Paróquia de Nossa Senhora Auxiliadora do bairro Bom Retiro em São Paulo, também conhecida como igreja de Dom Bosco por fazer parte do conjunto arquitetônico do Instituto Dom Bosco.

Multi-cultural, o distrito possui templos de diferentes religiões, derivadas das diferentes ondas migratórias presentes no bairro.

De acordo com o caderno especial DNA Paulistano realizado pelo jornal Folha de S. Paulo no ano de 2008, a população do Bom Retiro está composta por: católicos (61%), evangélicos (13%), pessoas sem religião (9%) e outras religiões (17%).[6]

Uso do solo[editar | editar código-fonte]

Residencial[editar | editar código-fonte]

Edifícios localizados na Rua Amazonas

O uso residencial é mesclado aos usos comercial e industrial em toda área, geralmente de padrão médio, mas com muitos moradores vivendo em residências de baixo padrão, na região também é comum residências e edifícios residenciais com comércios no térreo e também casas e sobrados de origem operária. No ano de 2000, a maior parte da população do distrito residia em apartamentos.

Comercial e industrial[editar | editar código-fonte]

Tanto o comércio quanto a atividade industrial são ligados principalmente aos setores de confecções e tecelagem. O distrito do Bom Retiro contribuía no ano 2000 com 3,64% dos empregos industriais da cidade, sendo o 5º lugar nessa atividade.[8]

Infraestrutura[editar | editar código-fonte]

Transportes[editar | editar código-fonte]

Possui atualmente duas estações de metrô, Tiradentes e Armênia, assim como uma estação de trem, Luz. O distrito é atendido pela Linha 1 do Metrô e pelas linhas 7 e 11 do Trem Metropolitano. Também é atendido pela Linha 4 do Metrô, embora a Estação Luz esteja fora do distrito.

As principais vias de acesso ao distrito são: Avenidas Presidente Castelo Branco (Marginal Tietê), Avenida Rudge, Avenida Marquês de São Vicente, Avenida Tiradentes, Avenida Cruzeiro do Sul, Avenida do Estado e Avenida Santos Dumont. Outros importantes logradouros são: Rua João Teodoro, Rua Anhaia, Rua Ribeiro de Lima, Rua Pedro Vicente, Rua Correia de Melo, Rua São Caetano, Rua Três Rios e Rua José Paulino.

Segurança[editar | editar código-fonte]

O distrito é sede de diversos orgãos de segurança do município de São Paulo, como: Quartel do Comando Geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo, Corregedoria da Polícia Militar do Estado de São Paulo, 2º Batalhão de Polícia de Choque (PMESP) e Departamento de Investigações sobre Narcóticos.

Segundo estatísticas, de 2007-2009 o distrito uma taxa de 70 homicídios por 100 mil habitantes entre homens de 15 a 44 anos, 25º entre os 96 distritos do município.[9]

Educação e cultura[editar | editar código-fonte]

De acordo com o Atlas do Trabalho e Desenvolvimento de São Paulo distrito possui um elevado IDH de educação do município, em sua extensão abriga diversos institutos de educação e colégios tradicionais. O distrito ainda abriga importantes museus e centro culturais como: o Museu da Língua Portuguesa, a Pinacoteca do Estado, a Estação Pinacoteca e a Oficina Cultural Oswald de Andrade.

Localização geográfica[editar | editar código-fonte]

Limites[editar | editar código-fonte]

Distritos limítrofes[editar | editar código-fonte]

Região do Bom Retiro, no centro da imagem, vista do Terraço Itália, no distrito vizinho da República. Parte da zona norte pode ser vista no horizonte.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre geografia do estado de São Paulo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.