Bomba‐relógio

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Bomba-relógio)
Um esquema simplificado de uma bomba-relógio produzida em um tubo de PVC

Uma bomba-relógio é a designação comum de uma bomba que é acionada para detonação através de um período de tempo, geralmente calculado por um relógio.

A utilização dessa técnica, permite que o artefato seja abandonado ou alojado em um local, sem a presença humana. Possui diversos propósitos, como fraude em seguros, terrorismo, assassinato e como arma de guerra.

A palavra também é usada metaforicamente. "Esse problema é uma bomba-relógio" significa algo que algo deve ser feito para sua realização, antes que exploda.

Construção[editar | editar código-fonte]

A carga explosiva é o componente principal de qualquer bomba, e faz-se a maior parte do tamanho e do peso da mesma. É o elemento nocivo da bomba (juntamente com quaisquer fragmentos ou estilhaços que a deflagração pode produzir com o seu recipiente ou objectos vizinhos). A carga explosiva é detonada por um detonador.

Mecanismo de tempo. Uma bomba-relógio pode ser fabricada profissionalmente, separadamente ou como parte do dispositivo, ou pode ser improvisado a partir de um timer caseiro, como um despertador, relógio de pulso, timer de cozinha digital ou manual, computador ou notebook.

Existem vários métodos através dos quais o ponto de ignição podem ser ajustados. Muitas vezes, é utilizado um relógio que pode ser ajustado e é construída na bomba. Em outros modelos (como as bombas que foram usados ​​no atentado terrorista de Dresden) é um detonador química usado. Quando a bomba atinge o solo quebrando uma cápsula de vidro com acetona. A acetona, dissolve-se (lentamente) numa partição de plástico para uma quantidade de ácido. Este ácido reage com uma substância química diferente, e conduz a explosão da bomba. Dependendo da concentração de acetona na cápsula, o tempo de ignição pode ser definido para mais ou para menos.

Tipos[editar | editar código-fonte]

Os principais tipos de bomba-relógio são: Bomba de ação retardada (bombas lançadas por aeronaves com um atraso para aumentar o dano) Dispositivo explosivo improvisado (Bombas caseiras com um atraso para permitir que a pessoa que coloca a bomba possa escapar e não ser percebida) profissionais ou bélicas, onde tem seu uso em atividades de guerra.

Ver também[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Bomba‐relógio