Bombacoideae

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaBombacoideae
Ceiba speciosa - Paineira

Ceiba speciosa - Paineira
Classificação científica
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Malvales
Família: Malvaceae
Subfamília: Bombacoideae
Géneros
Ver texto.
Wikispecies
O Wikispecies tem informações sobre: Bombacoideae

Bombacoideae é uma das subfamílias das Malvaceae, conforme a APG; a classificação tradicional por Cronquist mantém como família distinta, Bombacaceae. Agrupa 27 gêneros e cerca de 250 espécies tropicais, tendo o maior centro de dispersão a América.

São destaques os baobás africanos (Adansonia sp.); a sumaúma-amazônica, uma das gigantes da Amazônia (Ceiba sp.).

Informações Botânicas[editar | editar código-fonte]

São árvores com folhas grandes (a partir de 10 cm.) simples, inteiras ou digitadas, alternas, peninérveas ou palmatinérveas, frequentemente, com indumento escamoso ou ramificado, com estípulas caducas.

O tronco, frequentemente, é engrossado pelo excesso de armazenamento de água; várias espécies possuem espinhos nos ramos e no caule.

As flores são grandes, vistosas, hermafroditas, cíclicas, axilares, geralmente pentâmeras, diclamídeas, de simetria radial, com cálice 5-lobado, de prefloração valvar ou imbricada, com ou sem calículo. As pétalas têm coloração branca, amarela, rósea ou vermelha. A corola tem as pétalas livres ou ausentes. O androceu é constituído por 5 ou até muitos estames, com filetes longos, livres ou parcialmente unidos em feixes ou concrescidos em coluna cilíndrica curta ou longa. A antera é reniforme ou linear, com uma só teca. O pólen tem a superfície (exina) lisa. O ovário é súpero com 5 carpelos, 5 lóculos e com muitos óvulos. O estilete é simples, colunar, com ápice capitado ou lobado. O fruto é seco, deiscente, com ou sem asas, ou cápsula loculicida, com sementes normalmente envolvidas por pêlos, originados das paredes do fruto, que ajudam na dispersão pelo vento; tais sementes, que geralmente possuem óleo, são normalmente grandes, angulosas, sem ou com pouco endosperma. O embrião tem cotilédones planos, torcidos ou plicados.

Gêneros[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Malvales, integrado no Projeto Plantas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.