Bon Iver

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Bon Iver
Bon Iver.jpg
Justin Vernon, o líder da banda, num concerto dos Bon Iver.
Informação geral
Origem Eau Claire, Winsconsin
País  Estados Unidos
Gênero(s) Indie folk
Período em actividade 2006 - hoje
Afiliação(ões) GAYNGS
DeYarmond Edison
Mount Vernon
Volcano Choir
Página oficial Site oficial
Integrantes
Justin Vernon
Michael Noyce
Sean Carey
Matthew McCaughan
C.J. Camerieri
Michael Lewis
Colin Stetson
Greg Leisz
Rob Moose
Reginald Pace

Bon Iver (Pronúncia francesa: [bɔn‿ivɛːʁ]) é uma banda folk norte-americana liderada e fundada por Justin Vernon no ano de 2007, em Eau Claire, Wisconsin. O nome da banda advém do portmanteau das palavras francesas "bon" e "hiver", que significa "bom inverno".[1] Em 2012, o grupo foi indicado e ganhou o prêmio de 'melhor novo artista', e 'melhor álbum alternativo' no Grammy.[2] [3] [4]

Performance ao vivo[editar | editar código-fonte]

Justin Vernon é acompanhado ao vivo por Sean Carey (bateria, vocais e piano), Michael Noyce (vocais, guitarra barítono, guitarra elétrica e violino) e Matthew McCaughan (baixo, bateria e vocais). Noyce foi aluno de guitarra de Vernon durante seu segundo grau.[5]

Carey se aproximou de Vernon após as primeiras apresentações do Bon Iver, dizendo a ele que poderia tocar e cantar todas as canções. Logo depois, a dupla tocou algumas das canções. McCaughan e Vernon se conheceram durante uma turnê da banda The Rosebuds em maio de 2007.

Por causa das complexas harmonias vocais nas canções do álbum For Emma, Forever Ago, Vernon estava receoso com a possibilidade de não haver vocais suficientes para duplicar a sonoridade das canções ao vivo. Para compensar esse problema, Vernom deu a letra de algumas canções ao público, para que eles pudessem cantar também. Em uma entrevista com a Pitchfork Media, Vernom declarou: "Eu não quero ser aquele cara com um violão cantando canções, pois isso é quase sempre chato. As faixas precisam de 50 a 800 pessoas cantando ou a emoção dos presentes no local, precisa dessa energia."[6]

Bon Iver tocou em diversos festivais, como o Lollapalooza 2009, Austin City Limits Music Festival, Glastonbury, Coachella, Øyafestivalen, Way Out West, Bonnaroo e Sasquatch!, além de outros.

Após o lançamento do segundo álbum da banda, as performances ao vivo sofreram uma grande mudança. Ao contrário do esquema anterior, com guitarras e poucos instrumentos, Bon Iver, Bon Iver necessitou uma banda maior e completa. A nova banda foi composta pelos quatro membros originais, e recebeu Rob Moose no violino e guitarra (Antony and the Johnsons, The National), Mike Lewis no baixo (Andrew Bird, Happy Apple), e uma seção de metais com Reginald Pace, Colin Stetson (Tom Waits, Arcade Fire) e C.J. Camerieri (Rufus Wainwright, Sufjan Stevens).


Discografia[editar | editar código-fonte]

Álbuns de estúdio[editar | editar código-fonte]

Extended plays[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. "Who, What and Where is Bon Iver?", The New York Times, 3 de Junho, 2011. Página visitada em 13 de Fevereiro, 2012.
  2. Grammy Winners 2011
  3. "Grammys 2012: Bon Iver wins for best new artist", Los Angeles Times, 12 de Fevereiro, 2012. Página visitada em 13 de Fevereiro, 2012.
  4. "Bon Iver’s Best New Artist win confuses Grammy viewers", Washington Post, 13 de Fevereiro, 2012. Página visitada em 13 de Fevereiro, 2012.
  5. http://pitchfork.com/features/interviews/7502-bon-iver/
  6. http://pitchfork.com/features/interviews/7502-bon-iver/

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Bon Iver



Flag of the United States.svgGuitarra masc.png Este artigo sobre uma banda ou grupo musical dos Estados Unidos, é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.