Bone

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde abril de 2013).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Bone
Jeff Smith 1991.jpg
Jeff Smith
Editora publicação independente
Image Comics
Publicação
Formato de publicação maxi-série
Publicação original 1991
Última Publicação 2004
Qte. de edições 55
Equipe criativa
Roteirista(s) Jeff Smith
Argumentista(s) Jeff Smith
Arte Jeff Smith
Desenhista(s) Jeff Smith
Arte-finalista(s) Jeff Smith
Projecto Banda Desenhada  · Portal da Banda Desenhada

Bone é um romance gráfico de autoria de Jeff Smith. Foi originalmente publicado em um série independente e regular de revistas em quadrinhos por 55 edições, de 1991 a 2004, notavelmente uma das séries mais longevas feitas por um único desenhista/escritor.

Os desenhos preto-e-brancos de Smith foram inspirados em desenhos animados e em tiras, em particular Pogo de Walt Kelly. Entretanto, as histórias trazem tanto comédias leves quanto fantasias épicas e obscuras. Os personagens eram desenhados em vários estilos, refletindo a diversidade de tom em Bone.

A revista acabou em sua 55° edição, datada de junho de 2004. A contracapa (que sempre mostrava algum quadro da respectiva edição) trazia uma foto em preto e branco de Smith em seu estúdio desenhando em 10 de maio a última página.

No Brasil, a série vem sendo publicada pela editora Via Lettera em álbuns que reúnem cerca de três histórias da série original e one-shots publicados nos Estados Unidos. A última edição lançada no País, a 14ª, engloba a primeira metade da 8º álbum original e foi publicada em maio de 2010, somente dois anos após a 13ª, de março de 2008. Desde então, a editora não deu mais notícias de futuros lançamentos da série.

Cada álbum publicado nos Estados Unidos englobava seis edições da revista original, exceção feita ao quinto (com quatro edições) e ao nono (com oito). A versão brasileira os dividiu --com exceção até agora do quinto-- em duas edições, havendo a previsão de serem lançadas 17 delas. Assim, a edição norte-americana "Out from Boneville", por exemplo, que engloba as originais de 1 a 6, corresponde às publicações "Fora de Boneville" e "Equinócio de Primavera" no Brasil.

Publicações no Brasil (Dezembro/2010)[editar | editar código-fonte]

# Títulos Corresponde a
1 Fora de Boneville Bone #1–3
2 Equinócio de Primavera (quadrinhos) Bone #4–6
3 A Feira da Primavera Bone #7–9
4 A Grande Corrida de Vacas Bone #10–12
5 A Jornada Bone #13–15
6 A Tempestade Bone #16–19
7 A Vila Fortificada Bone #20–23
8 O Matador de Dragões Bone #24–27
9 Rojão, O Senhor da Fronteira Oriental Bone #28–31
10 A Princesa Revelada Bone #32–34
11 A Caverna do Ancião Bone #35–37
12 Círculos Fantasmas Bone #38–40
13 As Pedras da Oração Bone #41–43
14 Caçadores de Tesouros Bone #44–46

Spin-offs[editar | editar código-fonte]

-Bone Especial # 1: Estúpidas, Estúpidas Caudas-de-Ratazanas.

Personagens[editar | editar código-fonte]

Rojão: Rojão é um leão da montanha gigante, que procura se colocar acima do bem e do mal, odiando os dois lados, tanto os dragões como as criaturas ratazanas. Ainda que odeie mais os dragões. O nome original do personagem é Roque Ja, em inglês, e uma corruptela por parte de um dos primos Bone, notadamente Smiley, gerou o nome Rock Jaw (em tradução livre, queixo de pedra). Na tradução para o português, muito acertadamente a editora optou pela aproximação fonética, transformando Roy Jean, seu nome, para ROJÃO.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]