Bonneville (cratera)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Cratera Bonneville
Spirit tracks.png

Vista superior da Mars Global Surveyor em 20 de dezembro de 2004, na qual aparece o veículo Spirit, seu aterrissador, paraquedas, escudo térmico, escudo traseiro e a rota dos veículos (rovers)
Planeta Marte
Região Cratera Gusev
Coordenadas 14.6° S, 210° W
Diâmetro 210 m
Profundidade 14m
Descoberta veículo Spirit
Epônimo Lago Bonneville

Bonneville é uma cratera de impacto em Marte, localizada dentro da cratera Gusev, que é muito maior. Bonneville foi visitada pelo veículo explorador de Marte Spirit em 2004, durante a sua exploração do solo de Gusev. Bonneville também é o local final de descarte do escudo térmico da Spirit, ejetado durante o procedimento de aterrissagem; o escudo térmico pode ser visto cintilando nas bordas da cratera ao fundo quando a Spirit fotografou o local. A cratera possui 210 metros de diâmetro, 14 de profundidade e suas encostas se elevam 6.4 metros acima do terreno circundante. [1]

Bonneville recebeu esse nome de Benjamin Bonneville e Lago Bonneville, um antigo lago em Utah.

Formação e geologia[editar | editar código-fonte]

Acredita-se que o estrato no qual Bonneville se formou seja detritos, apesar da possibilidade de parte da ejecta ter se originado de rochas mais duras. Nenhuma rocha matriz foi exposta na cratera ou nas inúmeras crateletas na parede de Bonneville. A cratera é relativamente pristina e não foi afetada por erosão aquática.[1] [2]

É provável que Bonneville seja uma cratera secundária, devido ao seu baixo coeficiente profundidade-diâmetro.[1]

Vista panorâmica da cratera Bonneville, as Colinas Columbia à direita, e o escudo térmico visível no horizonte.

Referências

  1. a b c Squyres, et al.. (2004). "Surficial Deposits at Gusev Crater Along Spirit Rover Traverses". Science 305 (5685): 807–810. DOI:10.1126/science.1099849. PMID 15297659.
  2. Golombek, et al.. Surfical geology of the Spirit rover traverse in Gusev Crater: dry and desiccating since the Hesperian. Página visitada em 24-4-2008.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


Ícone de esboço Este artigo sobre Marte é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.