Bonnie Wright

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Bonnie Wright
Bonnie Wright
2017
Nome completo Bonnie Francesca Wright
Nascimento 17 de fevereiro de 1991 (33 anos)
Londres,  Reino Unido
Nacionalidade inglesa
britânica
Ocupação Atriz, diretora, produtora, roteirista e modelo
Atividade 2001-presente

Bonnie Francesca Wright (Londres, 17 de fevereiro de 1991) é uma atriz, modelo, realizadora, produtora e roteirista britânica. Ela é mais conhecida por ter interpretado a personagem Gina Weasley na série de filmes Harry Potter.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Bonnie Francesca Teague Wright nasceu em 17 de fevereiro de 1991, Londres, Inglaterra. É a segunda filha de Sheila Teague e Gary Wright; os dois designers da grife Wright & Teague. Seu irmão mais velho se chama Lewis.

Em 1999, a audição para Harry Potter havia começado e, Lewis, como um grande fã dos livros, lembrou logo de Bonnie - que nunca tinha atuado desde então, apenas em teatros escolares -, disse à garota que ela parecia com a personagem Gina Weasley. Bonnie disse de brincadeira à mãe que gostaria de ir à audição, e ela levou o assunto a sério, inscreveu Bonnie e... bem, logicamente ela foi selecionada. Perguntando para Bonnie o que a fez conseguir o papel, ela disse: "Determinação. Eu incorporei a minha personagem Gina durante toda a audição". Graças ao seu carisma e sua excelente atuação, ela continuou a reprisar o papel nos filmes seguintes.

Enquanto estava filmando, Bonnie tinha aulas particulares nos sets de filmagens. Na pausa, ela comparecia à The King Alfred School, uma escola londrina conhecida por lecionar várias crianças do meio artístico. Bonnie disse que isso a ajudava a ter uma vida mais normal, pois todos os seus colegas estavam na mesma situação "trabalhista" que ela.

Além de Harry Potter, Bonnie também atuou em As Aventuras da Família Robinson, Agatha Christie: A Life in Pictures (no qual ela só aparece em flashs, então ela não tem nenhuma fala) e no curta-metragem Geography of the Hapless Heart: Sweat. Bonnie disse em diversas entrevistas que, depois de HP, ela não pretende fazer parte de nenhum outro filme com efeitos especiais, apenas filmes nos quais a história gira em torno dos personagens envolvidos - os chamados "dramas". E estes três filmes citados refletem bem o caráter sério que Bonnie pretende seguir daqui para frente.

Bonnie também fez trabalhos de dublagem, para o seriado Os Substitutos em um capítulo especial e para os jogos Harry Potter e a Ordem da Fênix e Harry Potter e o Enigma do Príncipe.

Além de atuar muito bem, Bonnie mostrou que é uma garota ética. Em 2009, aceitou sem cobrar cachê ser embaixadora da ONG Made-By, que cuida do meio ambiente. Um detalhe interessante é que a loja People Tree, patrocinadora da grife da co-star de Bonnie, Emma Watson, chamada Love from Emma, é subordinada a essa ONG. Mas Bonnie desmentiu quaisquer desentendimentos com a atriz a respeito disso, apesar de todos os rumores de uma suposta "briga fashion". Bonnie também vem mostrando outro talento, que é modelar. Ela é a garota-propaganda da grife de jóias de seus pais que, em parceria com a Oxfam - uma ONG que luta contra a pobreza mundial -, estão desenvolvendo uma linha limitada de jóias sustentáveis que estão sendo produzidas na Índia e serão vendidas no Reino Unido. Quem tirou suas fotos para a campanha foi seu irmão, Lewis Wright. Em 2010, Bonnie também assinou um contrato com a agência de modelos Next Model, uma das mais sérias e famosas no ramo.

Enquanto gravava Harry Potter e o Enigma do Príncipe, Bonnie prestou os A Levels para Arte, Fotografia, Design Tecnológico e Inglês. Bonnie tirou em todas as suas provas as notas A e B, e foi aprovada para estudar na London College of Communications, e está fazendo faculdade de cinematografia. Depois ela pretende estudar sobre Shakespeare... Mas não se preocupe: Bonnie assegurou que continuará atuando.

Moda e sustentabilidade[editar | editar código-fonte]

Depois de sua atuação em Harry Potter e o Enigma do Príncipe, Bonnie ficou muito mais famosa tanto no mundo artístico quanto no mundo fashion. Em 2009, Bonnie Wright aceitou, sem cobrar cachê, ser a embaixadora de uma organização não-governamental chamada Made-By. A Made-By avalia as linhas de roupas antes que elas entrem no mercado, para constatar se suas maneiras de produção são sustentáveis. Se forem, elas recebem um selo de aprovação, e a pessoa pode tranquilamente comprar a roupa sabendo que também está contribuindo para o meio ambiente.

Em entrevista ao Daily Mail, Bonnie disse a respeito da Made-By que "acha muito importante a sensibilização começar logo na infância, de modo que isso se defina e se torne um hábito. Foi ótimo encontrar algo que possa fazer parte e que acompanha seus interesses em moda e sustentabilidade, e espera que, como porta-voz dos jovens, possa promover nossa geração a abraçar esta ideia."

No começo de 2010, Bonnie também se tornou a garota-propaganda da grife de jóias de seus pais que, em parceria com a Oxfam, desenvolveu uma linha sustentável que é produzida na Índia. Quem tirou suas fotos para a campanha foi seu irmão, também designer, Lewis Wright.

E ainda em 2010, Bonnie assinou contrato com a agência de modelo NEXT Model, uma das maiores no ramo. Após isso, fez editoriais de moda para revistas renomadas como Vanity Fair e InStyle.

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Cinema e Telivisão[editar | editar código-fonte]

Ano Título Personagem Nota
2018 A Christmas Carol Nell
2015 Those Who Wander Zoe
Who Killed Nelson Nutmeg? Diane
2014 My Dad Is Scrooge Connie (voz)
Sweat Mia Curta-metragem
How (Not) to Rob a Train Little Girl Bandit
2013 Before I Sleep Phoebe
After the Dark Georgina
The Sea Rose
2011 Harry Potter and the Deathly Hallows – Part 2 Ginna Weasley
2010 Harry Potter and the Deathly Hallows – Part 1
Harry Potter and the Forbidden Journey Curta-metragem
2009 Harry Potter and the Half-Blood Prince
2007 The Replacements Vanessa Apenas voz; Telefilme
Harry Potter and the Order of the Phoenix Ginna Weasley
2005 Harry Potter e o Cálice de Fogo
2004 Agatha Christie: A Life in Pictures Agatha Christie jovem Telefilme
Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban Ginna Weasley
2002 Harry Potter and the Chamber of Secrets
Stranded Sarah jovem Telefilme
2001 Harry Potter e a Pedra Filosofal Ginna Weasley

Jogo eletrônico[editar | editar código-fonte]

Ano Título Personagem Nota
2011 Harry Potter and the Deathly Hallows – Part 2 Ginny Weasley Personagem do jogador
2010 Harry Potter and the Deathly Hallows – Part 1 Apenas voz
2009 Harry Potter and the Half-Blood Prince Personagem do jogador
2007 Harry Potter and the Order of the Phoenix Apenas voz

Diretora[editar | editar código-fonte]

Ano Título Papel Nota
2019 Fallible Diretora Seu trabalho mais recente é um videoclipe do novo artista Maguire, filmado em Santa Monica Mountains.
2018 Iguana Bird Um videoclipe para o novo single de Pete Yorn e Scarlett Johansson, que estreou na revista PAPER.
Taught You How To Feel O segundo videoclipe de Sophie Lowe e seu novo single.
Medusa's Ankles Adaptação cinematográfica do livro Medusa's Ankles da autora A. S. Byatt [1]
2017 Phone Calls Colaboração com o escritor Martin Cohn, estreou no Tribeca Film Festival.
2016 SEXTANT Corpo de trabalho composto por doze gravações curtas.
2014 Fade to Gold Curta-metragem para LoveGold e Wright & Teague
Know Thyself Diretora, roteirista e produtora Curta-metragem; Estreou no NewFilmmakers NY em 10 de fevereiro de 2016 [2]
2013 Dreaming Diretora Videoclipe de Sophie Lowe [3]
2012 Sea Ess Videoclipe de George Schuster[4]
Separate We Come, Separate We Go Diretora e roteirista Curta-metragem; Estreou no Festival de Cannes de 2012

Teatro[editar | editar código-fonte]

Ano Título Personagem Nota
2013 The Moment of Truth A Garota Southwark Playhouse

Referências

  1. Alison (19 de janeiro de 2016). «Bonnie Wright Announces New Directorial Project!». mugglenet.com 
  2. «NewFilmmakers NY [ Wednesday / February 10th ]». yelp.com 
  3. Guilherme Tintel (17 de dezembro de 2013). «Com direção de atriz de "Harry Potter", Sophie Lowe (aka Solo) lança videoclipe para "Dreaming"!». portalitpop.com 
  4. «Sea Ess». bonbonlumiere.com 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]