Borås

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Murkrona.svg Borås é uma das 134 cidades com o status histórico de cidade na Suécia.


Borås
Estação Ferroviária de Borås
Estação Ferroviária de Borås
Brasão oficial de Borås
Brasão
País Suécia Suécia
Província
Condado
Comuna
Västergötland
Västra Götaland
Borås
Elevação 1622
Área  
  Total 29,61 km²
População  
  Cidade (2005) 63.441
    Densidade   2.142/km²
  Metro 100.000
Fuso horário
  Verão (DST)
CET (UTC+1)
CEST (UTC+2)

Borås é uma cidade na tradicional província de Västergötland, no oeste da Suécia e a sede do Município de Borås, condado de Västra Götaland. Tem uma população de 63.500 pessoas e 100 mil na área metropolitana.

Geografia[editar | editar código-fonte]

Borås está localizada num ponto de passagem dois caminhos de ferro, entre eles o transporte ferroviário entre Gotemburgo e Kalmar, e é muitas vezes considerada a cidade sueca que mais ganhou a partir do estabelecimento do sistema ferroviário nacional entre 1870-1910. Borås tem conexões ferroviárias e rodoviárias com Gotemburgo.

Comunicações[editar | editar código-fonte]

Divisão administrativa[editar | editar código-fonte]

A cidade de Borås é o centro do Município de Borås.
O Município de Borås está dividido em dez zonas:

  • Brämhult, 10.600 habitantes
  • Centro, 14.500 habitantes
  • Dalsjöfors, 10.551 habitantes
  • Fristad, 9.788 habitantes
  • Göta, 9.900 habitantes
  • Norrby, 11.000 habitantes
  • Sandhult, 8.000 habitantes
  • Sjöbo, 8.200 habitantes
  • Trandared, 10.700 habitantes
  • Viskafors, 6.300 habitantes

História[editar | editar código-fonte]

A cidade de Borås recebeu este título em 1622 do rei Gustavo II Adolfo da Suécia. A cidade desenvolveu-se após sua fundação e depois de um século, a sua população tinha aumentado para mais de 2000 habitantes.

Praça Krokshall com a Igreja Caroli

Borås foi devastada pelos incêndios quatro vezes: em 1681, 1727, 1822 e 1827. A igreja Caroli é o mais antigo dos edifícios de Borås, e escapou de todos os incêndios.

Indústria[editar | editar código-fonte]

Borås foi a primeira cidade da Suécia a ter um local para fábricas têxteis. Ela detém actualmente o recorde sueco no número de empresas estabelecidas. A empresa SWEDAC baseia-se na cidade, bem como a Ericsson, que tem uma grande fábrica na cidade.

Fora da cidade, no parque industrial de Viared, existem muitas empresas especializadas em logística. As indústrias em Borås ter uma estreita colaboração com a Colégio Universitário de Borås, bem como o SP Instituto de Pesquisa Técnica da Suécia, o maior instituto de investigação técnica da Suécia, ambos localizadas em Borås.Além de ser a casa do instituto sueco de quilograma e peso e do relógio atómico que fixa o tempo nacional, o SP realiza vários testes e pesquisas para promover a segurança dos consumidores.

Desde a década de 1990 e inicío de 2000, Borås foi transformada em uma moderna ICT(sigla em ingês para TI, Comunicações e Telecomunicações) com achegada a cidade de call centers, empresas de logística e de TI. Estas empresas têm ajudado a transformar Borås na cidade nórdicas líder em e-commerce, com empresas como a Eniro. Com o crescimento do comércio eletrônico e tradicional, Borås se tornou um líder dentro do centro comercial rápido, com empresas como a Ellos, Haléns, Josefsson, H & M Rowells tem tratado esta transição muito bem e recebendo inúmeros prêmios como as principais empresas de comércio electrónico.

Cultura[editar | editar código-fonte]

Pontos turísticos[editar | editar código-fonte]

Alguns destinos mais procurados atualmente são: [1]

Esportes[editar | editar código-fonte]

O time esportive de maior sucesso da cidade é de futebol, o IF Elfsborg, vencedor do campeonato Sueco de Futebol de 2006. Elfsborg, cujo as cores são Amarelo e preto, foi fundado em 1904, mas recebeu seu nome atual em 1906. A casa da equipe é desde 2005 a Arena de Borås (antigo Estádio Ryavallen) em Borås, com uma capacidade de 15 mil pessoas.

Outras equipes são o Borås Hockey Club, M7 (um time de basquete que trabalhou em conjunto com a Magic Johnson por um curto tempo) e o Borås Rhinos que é um time de futebol americano.

O vencedor clube de tênis de mesa Mariedals IK atualmente tem três jogadores no time juvenil sueco. Hampus Soderlund, Mattias Oversjo e Jimmy Ojakangas.

Outros esportes que pode ser praticado em Borås são caminhada, Handebol, tênis de mesa, tênis, esqui, orientação, tiro com arco, tiro esportivo, natação, golfe, Hipismo, boliche, e várias artes marciais.

o Clube de Judo Borås tem tentado criar um centro nacional de judo. Os membros do clube que tem participado nas Olimpíadas incluem Per Kjellin e Lars Adolfsson (que disputou duas vezes).

Boråshallen é o maior salão de esportes indoor de Borås, onde a popular copa Mariedal é realizada. A Copa Mariedal é realizada anualmente em outubro ou novembro, e alega ser a maior copa indoor para jogadores de futebol junior no mundo, e tem toda uma semana com a participação de mais de 100 equipas, tendo seu começo em 1978.

Cidades geminadas[editar | editar código-fonte]

Borås está geminada com:

Referências

  1. OTTOSSON, Mats e OTOSSON, Åsa; HANNEBERG, Peter. Upplev Sverige (em sueco). Estocolmo: Wahlström & Widstrand, 2008. Capítulo: Västergötland. , 418-419 p. ISBN 978-91-46-21599-8