Borås

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Murkrona.svg Borås é uma das 134 cidades com o status histórico de cidade na Suécia.


Borås
Estação Ferroviária de Borås
Estação Ferroviária de Borås
Brasão oficial de Borås
Brasão
Borås está localizado em: Suécia
Borås
Localização de Borås (Suécia Suécia)
Coordenadas 57° 43' 16" N 12° 56' 25" E
País Suécia Suécia
Província
Condado
Comuna
Västergötland
Västra Götaland
Borås
Elevação 1622
Área  
  Total 29,61 km²
População  
  Cidade (2010) 66273
    Densidade   2111/km²
  Metro 100000
Fuso horário
  Verão (DST)
CET (UTC+1)
CEST (UTC+2)

Borås é uma cidade na província histórica da Västergötland, no oeste da Suécia e a sede do Município de Borås, condado de Västra Götaland.
Fica a 57 km de Gotemburgo.[1]
Tinha uma população de 66273 pessoas e cerca de 100 mil na área metropolitana, em 2010.

Geografia[editar | editar código-fonte]

Borås está localizada num ponto de passagem dois caminhos de ferro, entre eles o transporte ferroviário entre Gotemburgo e Kalmar, e é muitas vezes considerada a cidade sueca que mais ganhou a partir do estabelecimento do sistema ferroviário nacional entre 1870-1910. Borås tem conexões ferroviárias e rodoviárias com Gotemburgo.

Comunicações[editar | editar código-fonte]

Divisão administrativa[editar | editar código-fonte]

A cidade de Borås é o centro do Município de Borås.
O Município de Borås está dividido em dez zonas:

  • Brämhult, 10.600 habitantes
  • Centro, 14.500 habitantes
  • Dalsjöfors, 10.551 habitantes
  • Fristad, 9.788 habitantes
  • Göta, 9.900 habitantes
  • Norrby, 11.000 habitantes
  • Sandhult, 8.000 habitantes
  • Sjöbo, 8.200 habitantes
  • Trandared, 10.700 habitantes
  • Viskafors, 6.300 habitantes

História[editar | editar código-fonte]

A cidade de Borås recebeu este título em 1622 do rei Gustavo II Adolfo da Suécia. A cidade desenvolveu-se após sua fundação e depois de um século, a sua população tinha aumentado para mais de 2000 habitantes.

Praça Krokshall com a Igreja Caroli

Borås foi devastada pelos incêndios quatro vezes: em 1681, 1727, 1822 e 1827. A igreja Caroli é o mais antigo dos edifícios de Borås, e escapou de todos os incêndios.

Indústria[editar | editar código-fonte]

Borås foi a primeira cidade da Suécia a ter um local para fábricas têxteis. Ela detém actualmente o recorde sueco no número de empresas estabelecidas. A empresa SWEDAC baseia-se na cidade, bem como a Ericsson, que tem uma grande fábrica na cidade.

Fora da cidade, no parque industrial de Viared, existem muitas empresas especializadas em logística. As indústrias em Borås ter uma estreita colaboração com a Colégio Universitário de Borås, bem como o SP Instituto de Pesquisa Técnica da Suécia, o maior instituto de investigação técnica da Suécia, ambos localizadas em Borås.Além de ser a casa do instituto sueco de quilograma e peso e do relógio atómico que fixa o tempo nacional, o SP realiza vários testes e pesquisas para promover a segurança dos consumidores.

Desde a década de 1990 e inicío de 2000, Borås foi transformada em uma moderna ICT(sigla em ingês para TI, Comunicações e Telecomunicações) com achegada a cidade de call centers, empresas de logística e de TI. Estas empresas têm ajudado a transformar Borås na cidade nórdicas líder em e-commerce, com empresas como a Eniro. Com o crescimento do comércio eletrônico e tradicional, Borås se tornou um líder dentro do centro comercial rápido, com empresas como a Ellos, Haléns, Josefsson, H & M Rowells tem tratado esta transição muito bem e recebendo inúmeros prêmios como as principais empresas de comércio electrónico.

Cultura[editar | editar código-fonte]

Pontos turísticos[editar | editar código-fonte]

Alguns destinos mais procurados atualmente são: [2]

Esportes[editar | editar código-fonte]

A equipe desportiva de maior êxito da cidade é o IF Elfsborg, vencedor do campeonato Sueco de Futebol de 2006. O Elfsborg, cujas cores são amarelo e preto, foi fundado em 1904, e recebeu seu nome atual em 1906. A casa da equipe é desde 2005 a Arena de Borås (antigo Estádio Ryavallen) em Borås, com uma capacidade de 15 mil pessoas.

Outras equipes são o Borås Hockey Club, M7 (um time de basquete que trabalhou em conjunto com Magic Johnson por um curto tempo) e o Borås Rhinos que é um time de futebol americano.

O Mariedals IK, clube de tênis de mesa, teve vários jogadores no time juvenil sueco, entre eles Hampus Soderlund, Mattias Oversjo e Jimmy Ojakangas.

Outros esportes que podem ser praticados em Borås são caminhada, handebol, tênis de mesa, tênis, esqui, orientação, tiro com arco, tiro esportivo, natação, golfe, hipismo, boliche, e várias artes marciais.

O clube de judo de Borås tem tentado criar um centro nacional de judo. Os membros do clube que têm participado nas Olimpíadas incluem Per Kjellin e Lars Adolfsson (que disputou duas vezes).

Boråshallen é o maior salão de esportes indoor de Borås, onde a popular Copa Mariedal é realizada. A Copa Mariedal é realizada anualmente em outubro ou novembro, e alega ser a maior copa indoor para jogadores de futebol junior no mundo, decorrendo durante uma semana com a participação de mais de 100 equipas, desde a primeira realização em 1978.

Cidades geminadas[editar | editar código-fonte]

Borås está geminada com:

Referências

  1. Distância Gothenburg-Borås (em português) Calcular distâncias.... Visitado em 17 de dezembro de 2014.
  2. OTTOSSON, Mats e OTOSSON, Åsa; HANNEBERG, Peter. Upplev Sverige (em sueco). Estocolmo: Wahlström & Widstrand, 2008. Capítulo Västergötland. 418-419 pp. ISBN 978-91-46-21599-8.
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Borås