Borboleta-monarca

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

s

Como ler uma caixa taxonómicaBorboleta-monarca
Macho

Macho
Fêmea
Fêmea
Estado de conservação
Status iucn3.1 NT pt.svg
Quase ameaçada (IUCN 3.1)
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Arthropoda
Classe: Insecta
Ordem: Lepidoptera
Família: Nymphalidae
Género: Danaus
Espécie: D. plexippus
Nome binomial
Danaus plexippus
(Linnaeus, 1758)
Distribuição geográfica
MonarchDistribution2-3a.png
Sinónimos
Danaus archippus (Fabricius, 1793)

Danaus menippe (Hübner, 1816)

A borboleta-monarca (Danaus plexippus) é uma borboleta da família dos ninfalídeos, da subfamília dos danaíneos, de ampla distribuição nas Américas. Tais borboletas têm cerca de 70 mm de envergadura, asas laranjas com listras pretas e marcas brancas.

Há indícios de que a espécie poderá estar colonizando o sul de Portugal.[1]

Lagarta da Borboleta monarca

A borboleta monarca começa a sua vida como um ovo posto por uma fêmea adulta numa folha de planta de serralha, Asclepias syriaca. É do tamanho da cabeça de um alfinete quando o ovo choca, 3 a 12 dias depois, a pequena larva ou lagarta com riscas brancas, amarelas e pretas, tem oito pares de pernas curtas para trepar e partes da boca desenhadas para mastigar folhas. Mas somente folhas das plantas de serralha, mais nenhuma, como a planta de serralha tem uma seiva branca e pegajosa que é altamente tóxica para os outros animais, mas não afetam em nada a lagarta, apenas tornando seu corpo altamente tóxico para os predadores, como pássaros.

Recentemente foi descoberto uma nova espécie de Borboleta,a Assassina Escarlate, uma espécie rara que foi identificada e nomeada pela Bióloga do Canadá Luna Ecktrovisty, ela aparenta se alimentar apenas das asas das borboletas monarcas,e pode ser encontrada onde há uma grande densidade populacional desta espécie.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Reserva da Biosfera Bolepredadora datmornarca

Referências

  1. A Rocha. Species profiles: Monarch (Danaus plexippus). Acedido em 19 de Julho de 2007.
Ícone de esboço Este artigo sobre lepidópteros, integrado no Projeto Artrópodes é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.