Acer (botânica)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Bordo)
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaAcer
Acer platanoides

Acer platanoides
Classificação científica
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Sapindales
Família: aceraceae
Género: Acer
Espécies
espécies

Acer é um género botânico pertencente à família Aceraceae, podendo ser denomina com o nome comum de bordo. Pode ser uma árvore ou arbusto. Existem aproximadamente 128 espécies, a maioria das quais são nativas da Ásia, mas várias espécies também ocorrem na Europa.

As diferentes espécies de bordo ou são classificadas numa família própria, a Aceraceae, ou (juntamente com a Hippocastanaceae) incluídas na família Sapindaceae. Classificações modernas, incluindo a classificação do Grupo de Filogenia de Angiospermas, favorecem a inclusão em Sapindaceae.

A palavra ácer deriva de uma palavra latina que significa "agudo" (referindo-se às pontas características das folhas) e foi empregada pela primeira vez para o género pelo botânico francês Joseph Pitton de Tournefort em 1700.[1] .

Da seiva da árvore é produzido o xarope de bordo ou xarope de ácer, consumido principalmente com torradas, panquecas e rabanadas.

Morfologia[editar | editar código-fonte]

Os bordos, em sua maioria, são árvores que atingem de 10 a 40 metros de altura e são caducifólias.

Notórias pelas folhas palmiformes (espalmadas), comumente com três pínulas, embora existam espécies com cinco, sete ou ainda nove.

As suas flores são verdes, amarelas, cor de laranja ou vermelhas. Devido à sua floração ocorrer logo no início da primavera, alguns bordos se tornam uma importante fonte de pólen e néctar para as abelhas nesse período. Embora cada flor sua seja pequena, o efeito de uma árvore inteira florida pode ser espantoso em algumas espécies.

Usos pelo homem[editar | editar código-fonte]

Além do xarope, também a madeira é amplamente utilizada. A madeira do bordo é uma das mais utilizadas no fabrico de instrumentos musicais, principalmente de baterias, braços de guitarras e baixos eléctricos. A sua abundância, timbre cristalino e definido e dureza tornam-na ideal para tal.

Simbolismo[editar | editar código-fonte]

A bandeira do Canadá apresenta uma folha vermelha de bordo estilizada, a qual é um proeminente símbolo nacional. A folha de bordo também é o símbolo do jogo online MapleStory da Wizet e Nexon. A folha de bordo está ligada aos Colonos Vikings que partiram da Noruega e chegaram na Europa Insular Subártica.

Galeria[editar | editar código-fonte]

Espécies[editar | editar código-fonte]

Plátano-bastardo (Acer pseudoplatanus): O plátano-bastardo é a árvore nacional do Canadá, também conhecido como maple tree em inglês, ou érable em francês. Apesar do nome plátano esta planta é na verdade um bordo (ácer).

Classificação do gênero[editar | editar código-fonte]

Sistema Classificação Referência
Linné Classe Polygamia, ordem Monoecia Species plantarum (1753)

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Commons Imagens e media no Commons
Wikispecies Diretório no Wikispecies

Referências

  1. van Gelderen, C.J. & van Gelderen, D.M. (1999). Maples for Gardens: A Color Encyclopedia
Ícone de esboço Este artigo sobre a ordem Sapindales, integrado no Projeto Plantas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.