Borgarnes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Borgarnes
Vista da cidade
Vista da cidade
País  Islândia
População  
  Cidade (2007) 1.930
Fuso horário GMT (UTC+0)
Códigos postais:

Borgarnes é uma pequena cidade localizada em uma península da costa de Borgarfjörður, na Islândia. Está situada 60 km ao norte da capital islandesa, Reykjavík, e é conectada a outros lugares do país através da segunda maior ponte da Islândia, Borgarfjarðarbrú. É a maior cidade da municipalidade de Borgarbyggð. Em 2007, apresentava uma população de 1930 habitantes.

História[editar | editar código-fonte]

Borgarnes foi registrada pela primeira vez na saga Egils, mas com o nome Digranes. O primeiro colonizador a viver aqui se chamava Grani, originário de Skallagrímur, e o foi o único até o século XIX.

Assim que a Islândia ganhou liberdade do monopólio comercial da Dinamarca, houve uma grande demanda para um local de comércio na área, e o rei dinamarquês Frederico VII autorizou que Borgarnes assumisse tal função em 1861.

O primeiro prédio construído em Borgarnes foi uma fábrica de enlatamento de conservas alimentícias. Foi erguida em 1857, mas fechada poucos anos depois. Uma casa comercial surgiu em 1877, e a colonização na cidade começou veementemente desde então.

Em 1913, Borgarnes tornou-se oficialmente uma cidade, com o nome de Borgarneshreppur, mas foi renomeada como Borgarnesbær em 1987. Mais tarde, em 1994, Borgarnesbær uniu-se a Hraunhreppur, a Norðurárdalshreppur e a Stafholtstungnahreppur sob o nome Borgarbyggð, utilizando os selos e ofícios de Borgarnes. Em 1998, Álftaneshreppur, Borgarhreppur e Þverárhlíðarhreppur também se tornaram parte de Borgarbyggð.

Ver também[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Borgarnes