Boril da Bulgária

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Boril da Bulgária
Imperador da Bulgária
Seal of Boril.jpg
Selo de Boril
Governo
Reinado 12071218
Consorte Ana da Cumânia
Antecessor Kaloyan
Sucessor João Asen II
Dinastia Asen
Vida
Nome completo Борил
Morte 1196
Tarnovo

Boril (em búlgaro: Борил) foi o imperador da Bulgária entre 1207 e 1218. Ele era filho de uma irmã de nome desconhecido de seu predecessor, Kaloyan.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Não é claro se Boril teve algo a ver com o assassinato de Kaloyan perante as muralhas de Tessalônica em 1207, mas os herdeiros dele, seus sobrinhos João Asen II e Alexandre, fugiram do país quando Boril ascendeu ao trono - primeiro para o território dos cumanos e depois para a Galícia[1] . Boril se casou com a viúva de Kaloyan, uma princesa cumana cujo nome não foi preservado. É possível que ela seja a "Ana" (a freira Anisija) mencionada no Synodik da Igreja Búlgara.

As tentativas de Boril de continuar a política externa de Kaloyan fracassaram. Desde o princípio, seu reinado foi combatido pela sua família. Seu irmão, Strez, ajudado pelo grão-príncipe sérvio Estêvão II Nemânica, tomou a fortaleza de Prosek e a partir dali lançou diversos ataques à região da Macedônia. O primo de Boril, o aristocrata Aleixo Eslavo, se declarou independente e estabeleceu-se na região de Pirin, tendo a cidade de Melnik como capital. Para piorar a situação, o imperador latino Henrique de Flandres derrotou Boril em 1208 na Batalha de Filipópolis, recuperando-se da derrota anterior em Beroia[2] . Depois disso, o norte da Trácia e as fortalezas no Ródope caíram[3] . Se por consequência de um conflito militar ou como resultado de negociações pacíficas, Strez recebeu em 1209 o título cortesão de sebastocrator (um antes do título de despotes) e se tornou um aliado de Boril até sua morte em 1214[4] . Enquanto isso, Boril teve que enfrentar uma revolta de quatro nobres cumanos em Vidin em 1211 (ou 1213 de acordo com algumas fontes)[5] . Boril não conseguiu resolver a situação sozinho e não havia sinal de que receberia ajuda dos sérvios, dos latinos ou dos seus boiardos, divididos entre várias facções[6] . A única saída era chamar os húngaros. Assim, um exército liderado pelo conde Joaquim de Sibiu esmagou os rebeldes e tomou Vidin[2] . Em troca, Boril teve que ceder a região à volta de Belgrado ap Reino da Hungria.

Bulgária sob Boril (1207-1218)

Em 1211, Boril convocou um sínodo em sua capital, Tarnovo, que comemorou o sínodo realizado em 1111 pelo imperador bizantino Aleixo I Comneno e que condenou os bogomilos. Por volta da mesma época, Bóris arranjou o casamento de sua enteada (a filha de Kaloyan) Marija (o nome é duvidoso) com Henrique de Flandres e despachou-a para Constantinopla com diversos presentes. Logo depois, é possível que Boril tenha se casado com a filha de André II da Hungria, mas há poucas evidências em favor desta teoria. Outro casamento teria ainda sido planejado entre uma filha de Boril e o filho de André II, o futuro rei Béla IV da Hungria em 1214, mas ele jamais se realizou.

A aliança com o Império Latino, o Reino da Hungria e o Despotado de Épiro arrastou Boril para uma guerra contra o Grão-principado da Sérvia, na qual Boril teve pouco sucesso, especialmente depois do assassinato de seu irmão Strez em 1215. Com a morte de Henrique no ano seguinte e a partida de André II para a Quinta Cruzada, Boril ficou essencialmente sem aliados de relevância. Em 1217 ou 1218, João Asen II, primo de Boril e filho de João Asen I, retornou do exílio e derrotou Boril, que se refugiou em Tarnovo. Depois de um cerco que pode ter durado sete meses (ao invés dos "sete anos" das fontes bizantinas), Boril fugiu e a capital se rendeu a João Asen. Boril foi capturado, cegado e trancafiado num mosteiro.

Família[editar | editar código-fonte]

De seu primeiro (?) casamento com a viúva cumana de Kaloyan, Ana, Boril teve uma filha de nome desconhecido que foi prometida em casamento ao futuro Béla IV da Hungria. É possível que ele tenha se casado uma segunda (?) vez com uma filha de nome desconhecido de André II da Hungria.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Boril da Bulgária
Nascimento:  ? Morte:  ?
Precedido por:
Kaloyan
Imperador da Bulgária
1207–1218
Sucedido por:
João Asen II

Referências

  1. Curta, Florin. Southeastern Europe in the Middle Ages, 500-1250. [S.l.]: Cambridge University Press, 2006. p. 384. ISBN 0-521-81539-8
  2. a b Curta, 2006, p. 385
  3. Vásáry, István. Cumans and Tatars: Oriental Military in the Pre-Ottoman Balkans, 1185-1365. [S.l.]: Cambridge University Press, 2005. ISBN 0-521-83756-1
  4. Van Antwerp Fine, John. The Late Medieval Balkans: A Critical Survey from the Late Twelfth Century to the Ottoman conquest. [S.l.]: University of Michigan Press, 1987. p. 97. ISBN 0-472-08260-4
  5. V.A.Fine, 1987, pp.99-100
  6. Vásáry, 2006, p. 385

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Boril da Bulgária