Borland Database Engine

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Borland Database Engine (BDE) é o motor de banco de dados e o software central de conectividade, baseado em Windows, que está por trás do Borland Delphi, C++ Builder, IntraBuilder, Paradox para Windows e Visual dBASE para Windows.

Projeto[editar | editar código-fonte]

O conjunto de drivers de banco de dados incluídos permite o acesso consistente a fontes de dados padrão: Paradox, dBASE, FoxPro, Access e bancos de dados de texto. Você pode adicionar drivers Microsoft ODBC caso necessário para ao adaptador ODBC embutido ODBC. Opcionalmente, o produto SQL Links da Borland fornece acesso a uma gama de sistemas de gestão de dados (SGBD), incluindo Informix, DB2, InterBase, Oracle e Sybase.

O BDE é orientado a objetos no projeto. Em tempo de execução, os desenvolvedores de aplicativos interagem com o BDE através da criação de vários objetos BDE. Esses objetos de tempo de execução são então usados ​​para manipular entidades de banco de dados, como tabelas e consultas. A interface de programação de aplicação (API) do BDE fornece acesso otimizado direto em C e C++ para o motor de banco de dados, bem como drivers embutidos do BDE para dBASE, Paradox, FoxPro, Access e bancos de dados de texto.

Os arquivos principais do motor de banco de dados é composto de um conjunto de DLLs que são totalmente re-entrantes e thread-safe. Incluído com BDE está um conjunto de ferramentas complementares e exemplos com código de exemplo.

O sistema do BDE é configurado utilizando-se o BDE Administrator (BDEADMIN.EXE).

Incluído com BDE está o Local SQL da Borland, um subconjunto do ANSI-92 SQL melhorado para suportar as convenções de nomeclatura do Paradox e do dBASE (padrão) para tabelas e campos (chamados de "colunas" em SQL). O Local SQL permite que você use SQL para consultar tabelas "locais" padrões de banco de dados que não residem em um servidor de banco de dados, bem como servidores DBMS "remotos".O Local SQL é também essencial para fazer consultas multi-tabelas tanto em tabelas locais padrões como em servidores remotos SQL.

O nome mais velho para a API do BDE é o "Integrated Database Application Program Interface" (Interface de Programação de Aplicativos de Banco de Dados Integrada) ou "IDAPI".

Ícone de esboço Este artigo sobre programação de computadores é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.