Borneo Orangutan Survival

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Broom icon.svg
As referências deste artigo necessitam de formatação (desde novembro de 2012). Por favor, utilize fontes apropriadas contendo referência ao título, autor, data e fonte de publicação do trabalho para que o artigo permaneça verificável no futuro.
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita fontes fiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde novembro de 2012). Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

A Fundação Borneo Orangutan Survival (BOS) é uma ONG indonésia sem fins lucrativos, fundada em 1991 por Willie Smits, dedicada à conservação do orangotango-de-bornéu e seu habitat. A BOS é a maior ONG conservacionista de primatas do mundo.

Os santuários de Nyaru Menteng e Samboja Lestari são os locais da organização que recebem mais extensa cobertura da mídia. Nyaru Menteng tem sido o foco de muitas séries de TV, incluindo Orangutan Diary e Orangutan Island, enquanto Samboja Lestari foi apresentada em 2009 numa conferência TED em que Willie Smits explica como é que ele recriou uma floresta para fornecer habitat aos orangotangos resgatados.

Nyaru Menteng[editar | editar código-fonte]

Nyaru Menteng (02° 06' 34" S 113° 49' 14" E) é um centro de resgate e reabilitação de orangotangos, situado perto de Palangkaraya, na província indonésia de Kalimantan Central. Foi fundado em 1998 por Lone Drøscher Nielsen, com a ajuda de Willie Smits e outras organizações.[1] Inicialmente projetado para receber 100 orangotangos órfãos. Além de gaiolas de quarentena, clínica médica e creche, o santuário tinha uma grande área de floresta, onde os orangotangos podiam aprender as habilidades necessárias para sobreviverem na natureza.[2] Atualmente, Nyaru Menteng é o maior centro de resgate e reabilitação de primatas.[3] [4]

Muitos desses orangotangos têm apenas algumas semanas de idade e quando eles chegam ao santuário, possuem todos traumas psicológicos.[5] O santuário não só cuida e protege os orangotangos órfãos dos caçadores ilegais e comerciantes de animais silvestres, como desenvolveu um processo de reintrodução gradual destes animais para a restante floresta tropical do Bornéu.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. The Organisation Orangutan Land Trust. Visitado em 8 de setembro de 2012.
  2. The Nyaru Menteng Sanctuary. Save the Orangutan. Visitado em 8 de setembro de 2012.
  3. Orangutan Diaries: Series 1 [DVD]. Borneo: BBC.
  4. Orangutan Diaries: Series 2 [DVD]. Borneo: BBC. Evento ocorre em 290 minutes.
  5. Richard Zimmerman (5 de março de 2009). Orangutans and palm oil: What's the connection? TED Blog. Visitado em 8 de setembro de 2012.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Organizações não governamentais é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.