Bosque do Papa João Paulo II

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Bosque do Papa João Paulo II
Bosque do Papa João Paulo II
Casa típica e palco para apresentações e celebrações
Localização Curitiba,  Brasil
Tipo Público
Inauguração 1979
Administração Prefeitura de Curitiba

O Bosque do Papa João Paulo II é um parque na cidade de Curitiba, no Paraná.[1] Abriga uma reserva com mais de trezentas araucárias na área central da capital paranaense.[2] O bosque foi criado em homenagem ao Papa João Paulo II,[2] e sedia o Memorial da Imigração Polonesa.[1] O bosque possui uma saída para o gramado posterior do Museu Oscar Niemeyer.

Atrações[editar | editar código-fonte]

No centro do Bosque há sete casas originais que ilustram a arquitetura dos imigrantes poloneses de Curitiba, feitas de madeira encaixada.[2] A principal delas, construída em 1883, guarda uma gravura da Nossa Senhora de Czestochowa ou (Virgem Negra de Czestochowa), a santa padroeira da Polônia. As outras casas reproduzem o modo de viver dos imigrantes poloneses.[2] No parque também se encontra uma estátua com o busto do Papa João Paulo II, e uma homenagem ao astrônomo e matemático polonês Nicolau Copérnico.

Uma loja de artesanato e uma casa de chá especializada na culinária polonesa completam o circuito. O Bosque do Papa oferece ainda uma extensa área gramada, trilhas para caminhadas, parque infantil e ciclovia.

Galeria de imagens[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b Curitiba, Prefeitura de. «Bosque Municipal Papa João Paulo II / Memorial da Imigração Polonesa». www.curitiba.pr.gov.br. Consultado em 14 de abril de 2022 
  2. a b c d «Bosque do Papa João Paulo II, Curitiba». www.curitiba-parana.net. Consultado em 14 de abril de 2022