Botão Brilhante

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Botão-Brilhante (Button-Bright no original) é um personagem encontrado nos Livros de Oz escritos por L. Frank Baum. Ele apareceu pela primeira vez no livro de 1909 The Road to Oz.

Quando Botão-Brilhante primeiro aparece nas séries de Oz, ele é um garoto muito pequeno, possivelmente com quatro anos de idade. Ele responde a maioria das perguntas dizendo "Eu não sei". Seu apelido advém de seus pais que acham que ele é "brilhante como um botão"; depois de uma conversa com o Espantalho ele deduz que o botão que eles tinham em mente provavelmente foi coberto com um maçante tecido.

Baum trouxe o personagem Botão-Brilhante de volta em seu livro de 1912 Sky Island. O garoto havia crescido e tornado-se mais comunicativo, e muito apegado ao guarda-chuva mágico de sua família. Ele também comenta que é de Philadelphia, e seu nome real (ou pelo menos o que ele pode recordar-se) é Saladin Paracelsus de Lambertine Evagne von Smith.

No livro The Scarecrow of Oz (1915), Botão-Brilhante torna-se o primeiro garoto estado-unidense a imigrar para Oz. Desde então ele participa de duas aventuras , The Lost Princess of Oz (1917) e Glinda of Oz (1920), no qual ele revela duas novas características do personagem: um talento para perder-se, e bolsos grandes. Entretanto, os sucessores de Baum praticamente abandonaram este personagem.

Botão-Brilhante é geralmente representando vestindo um uniforme de marinheiro uma roupa muito em moda no período. Em Philadelphia ele tem uma casa muito grande e uma governanta, indicando que ao contrário de Dorothy Gale ele tem uma família rica.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]