Botafogo (bairro do Rio de Janeiro)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Botafogo
—  Bairro do Brasil  —
Enseada de Botafogo. Ao fundo, o Pão de Açúcar.
Enseada de Botafogo. Ao fundo, o Pão de Açúcar.
Botafogo.svg
Distrito Subprefeitura da Zona Sul
Área
 - Total 479,90 ha (em 2003)[1]
População
 - Total 95 583 (em 2 010)
 - Número de eleitores 68 271
 - IDH 0,952[2]muito elevado
Domicílios 33 165 (em 2010)
Limites Flamengo, Laranjeiras, Cosme Velho, Santa Teresa, Humaitá, Lagoa, Copacabana, Leme e Urca[3]
Subprefeitura Subprefeitura da Zona Sul
Fonte: Não disponível


Botafogo é um bairro nobre de classe média alta da Zona Sul da cidade do Rio de Janeiro, no Brasil. Com quase 100 mil habitantes, o bairro é conhecido por abrigar um dos principais cartões-postais do país: a Enseada de Botafogo, com os morros do Pão de Açúcar e da Urca ao fundo.

Apresenta cinemas, teatros, shoppings centers, boates, casas de show, museus, centros empresariais, consulados, clínicas e hospitais e algumas mansões preservadas do fim do século XIX e do início do século XX.

É também o bairro onde se localiza a sede de um dos principais clubes de futebol do Brasil, o Botafogo de Futebol e Regatas, na Rua General Severiano, e onde abrigou o seu primeiro campo, na Rua Voluntários da Pátria.

O bairro também abriga a escola de samba São Clemente. É conhecido no Rio de Janeiro como o bairro das escolas e o bairro das clínicas, devido à grande presença desses estabelecimentos na região, ou ainda, por moradores de outros bairros, como bairro de passagem, por se localizar entre o Centro e o resto da Zona Sul da cidade.

O bairro também é conhecido por sua qualidade de vida, que influencia pela alta expectativa de vida de sua população e o grande número de idosos.

História[editar | editar código-fonte]

"Enseada de Botafogo" (1869), por Nicolao Antonio Facchinetti. Acervo do Museu de Arte de São Paulo, em São Paulo

A história do bairro de Botafogo se confunde com a história da fundação da cidade do Rio de Janeiro em 1565, no Morro Cara de Cão, localizado em frente ao atual bairro de Botafogo, onde hoje está localizada a Fortaleza de São João.

Quatro meses depois da fundação, Estácio de Sá resolveu demarcar os limites da cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro e doou, como era costume na época, a seu amigo Francisco Velho, que também tinha ajudado na fundação da cidade, a região em frente ao Morro Cara de Cão, do outro lado da atual Enseada de Botafogo. A região doada era a atualmente compreendida pelo bairro de Botafogo.

Mas o bairro acabou sendo batizado em 1590, quando Antônio Francisco Velho vendeu suas terras para um amigo, João Pereira de Sousa, conhecido como "Botafogo", por ter sido chefe da artilharia do famoso galeão português Botafogo.

A chegada da família real portuguesa à cidade, em 1808, mudou a vida da cidade e, naturalmente, de Botafogo. De bairro rural, transformou-se no local preferido dos nobres e também dos comerciantes ingleses, que procuravam o bairro para, nele, construir suas residências.

Desenvolvimento[editar | editar código-fonte]

Foi na primeira metade do século XIX que as ruas começaram a definir os contornos do bairro. Antes, Botafogo tinha apenas o Caminho do Berquó, hoje a Rua General Polidoro, o Caminho de Copacabana, atual Rua da Passagem, a Praia de Botafogo e a São Clemente, que cortava o bairro. Pouco a pouco, outras ruas começaram a surgir. O lugar mais nobre continuava sendo a Rua São Clemente, onde moravam todos os barões do café. Na Rua Voluntários da Pátria, estabeleciam-se os pequenos nobres e comerciantes.

Na década de 1850, surgiram as ruas Dona Mariana, Sorocaba e Delfim, que, mais tarde, foi rebatizada de "Paulo Barreto" em homenagem ao verdadeiro nome do escritor João do Rio. Havia ainda a rua do "lá vai um": a Rua Venceslau Brás, chamada assim porque ficava justamente entre o Hospício Pedro II, onde hoje funciona a Universidade Federal do Rio de Janeiro e o Asilo Santa Teresa.

Inaugurado em 1852, o Cemitério São João Batista é um marco na história do Rio de Janeiro. Foi um dos primeiros cemitérios sem distinção de classes. Jazem, ali, inúmeras personalidades brasileiras, como Tom Jobim, Carmen Miranda, Roberto Marinho, Machado de Assis, Santos Dumont, Heitor Villa-Lobos e Zuzu Angel.

A Igreja da Imaculada Conceição do Sagrado Coração de Jesus, na Praia de Botafogo, foi erguida em 1892 com suas torres em estilo gótico.

O primeiro colégio do bairro foi o da Imaculada Conceição, logo seguido pelo Colégio Santo Inácio, na Rua São Clemente e pelo Colégio Andrews, cuja antiga sede localizava-se na Praia de Botafogo, onde, hoje, existe o Colégio PH.

Política[editar | editar código-fonte]

Consulados

Geografia[editar | editar código-fonte]

Praia de Botafogo ao entardecer
Localização

Bairros limítrofes:

Economia[editar | editar código-fonte]

Vista de Botafogo
Vista do bairro de Botafogo.

Botafogo, atualmente, é um dos mais importantes centros de serviços da Zona Sul, principalmente para os bairros vizinhos de Humaitá e Urca, de padrão mais residencial. Na Rua Voluntários da Pátria e nas suas imediações, está o principal centro comercial da região, com inúmeras lojas, agências bancárias, edifícios comerciais e sedes/escritórios de grandes empresas, como Furnas, NET, Prudential e Claro. Outras empresas estão instaladas nos centros empresariais da Praia de Botafogo e na Torre Rio Sul, como Coca-Cola, Intelig, PSA Peugeot Citröen, Odebrecht, Andrade Gutierrez e IBM. A Band Rio tem sua sede na Rua Oliveira Fausto e a telefônica Oi na Rua General Polidoro.

Na Rua Sorocaba, foi instalada, há cerca de um ano, a primeira tevê aberta de esportes do Brasil, a TV Esporte Interativo.

A região tem sido palco de inúmeros lançamentos imobiliários nos últimos anos. Nesse processo de modernização do bairro de Botafogo, sobressai-se o entorno da Rua da Passagem.

Possui três shopping centers : Shopping Rio Sul, Botafogo Praia Shopping e Casa e Gourmet Shopping.

Centros importantes

População[editar | editar código-fonte]

Contrastes sociais[editar | editar código-fonte]

A presença da Favela Santa Marta no bairro evidencia um contraste social.

Saúde[editar | editar código-fonte]

Existem no bairro duas unidades básicas de saúde (públicas).

  • Clínica da Família Santa Marta
  • Centro Municipal de Saúde Dom Hélder Câmara

Além de uma Unidade de Pronto Atendimento - UPA próxima à estação do metro.

A grande presença de clínicas e hospitais particulares faz com que o bairro seja um dos principais polos de saúde da cidade.

Educação[editar | editar código-fonte]

A grande presença de escolas tradicionais faz com que o bairro seja um dos principais polos de educação da cidade.

Colégios tradicionais
  • Colégio Pedro II
  • Escola Britânica (TBS)

Cultura[editar | editar código-fonte]

Botafogo conta com dois museus: o Museu Villa Lobos e o Museu do Índio. Há cinemas no Shopping Rio Sul, na Rua Voluntários da Pátria (Grupo Estação), dentro do Botafogo Praia Shopping (Cinemark Botafogo) e, recentemente, o Espaço Itaú de Cinema (antigo Arteplex), na Praia de Botafogo. Há um Teatro na Rua Conde de Irajá (Companhia de Teatro Contemporâneo).

Em 2013 foi inaugurado a Casa Daros, um moderno centro cultural instalado em um histórico casarão do século XIX, na Rua General Severiano

Há um clube esportivo, o Botafogo de Futebol e Regatas, na Rua General Severiano. Há duas escolas de samba: a São Clemente, que, apesar de estar sediada na Avenida Presidente Vargas, no Centro da cidade, é oriunda do bairro e a Mocidade Unida do Santa Marta, da Favela Santa Marta.

Principais vias[editar | editar código-fonte]

Rua Dona Mariana
  • Praia de Botafogo
  • Avenida Lauro Sodré
  • Avenida Pasteur
  • Avenida Venceslau Brás
  • Rua Álvaro Ramos
  • Rua General Polidoro
  • Rua Mena Barreto
  • Rua Muniz Barreto
  • Rua da Passagem
  • Rua Real Grandeza
  • Rua São Clemente
  • Rua Visconde Silva
  • Rua Voluntários da Pátria

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]



O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Botafogo (bairro do Rio de Janeiro)