Bottle Rocket

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Bottle Rocket
Roda Livre (PT)
Pura Adrenalina (BR)
 Estados Unidos
1996 • cor • 92 min 
Direção Wes Anderson
Roteiro Wes Anderson
Owen Wilson
Elenco Owen Wilson
Luke Wilson
Robert Musgrave
Lumi Cavazos
James Caan
Género comédia, aventura, crime
Idioma inglês
Página no IMDb (em inglês)

Bottle Rocket (br: Pura Adrenalina / pt: Roda Livre) é um filme americano dirigido por Wes Anderson, escrito pelo mesmo em conjunto com Owen Wilson.

Este é o primeiro filme do dire(c)tor Wes Anderson e foi baseado no curta-metragem de 1994 feito pelo próprio Anderson.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Após sair de um hospital psiquiátrico, Anthony reune-se com seu amigo Digman, que tem um plano para entrar no mundo do crime e conhecer um famoso criminoso, Mr. Henry. Aos dois junta-se Bob, amigo de Digman. A inexperiência do trio resulta em assaltos cómicos e atrapalhados. O fato de cada um ter objectivos diferentes acaba por causar ainda mais confusão nos assaltos.

Enredo[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

O filme é centrado num grupo de jovens de uma comunidade rica do Texas, Dignan (Owen Wilson), Anthony (Luke Wilson) e Bob (Robert Musgrave) que tencionam fazer um assalto.

O início do filme mostra Digman a "resgatar" Anthony de um hospital psiquiátrico onde ele tem estado voluntariamente por alegadamente estar exausto. Durante a fuga, Digman mostra a Anthony o plano que criou para entrar na vida do crime. O plano inclui fazer pequenos assaltos para criar reputação e conseguir conhecer "Mr. Henry", um paisagista e criminoso no tempo livre.

Os dois começam a praticar assaltos e no seu primeiro assalto é escolhida a própria casa de Anthony. Após o assalto Digman faz uma análise do desempenho e critica por eles terem roubado os brincos de diamante que não estavam na lista de objetos a serem levados. Anthony lembra a Digman que os brincos são da mãe dele e que eles realmente não deviam ter levados. Mais tarde Anthony visita sua irmã mais nova para devolver os brincos.

Para o assalto seguinte Digman escolhe seu amigo Bob Mapplethorpe para ser o motorista da fuga, pois ele é a única pessoa que eles conhecem que tem o seu próprio carro. Eles compram uma arma e quando chega a noite eles partem para o alvo, uma livraria.

O plano era roubar uma pequena quantia e depois fugir para um hotel de estrada, longe do centro. É nesse hotel que Anthony conhece Inez (Lumi Cavazos), uma empregada do hotel, e os dois começam um romance apesar de não falarem a mesma língua. Entretanto, Bob descobre que a sua plantação de Cannabis foi descoberta pela polícia e que seu irmão foi preso. Na manhã seguinte, Bob volta à cidade para ajudar o irmão e deixa Digman e Anthony sozinhos no hotel, sem carro.

Agora sem carro, Digman e Anthony precisam voltar à cidade e continuar com o plano de assaltos. Antes de partirem Anthony pede a Digman para entregar um envelope à Inez. Mais tarde Digman descobre que dentro do envelope estava todo o dinheiro do assalto, deixando assim os dois sem dinheiro para voltar.

Após uma discussão os dois seguem caminhos opostos, cada um para a sua vida. Até que um dia Digman aparece vestido com um uniforme amarelo numa pequena motocicleta e convida Anthony para um encontro com Mr. Henry (James Caan), o famoso bandido.

O trio reúne-se novamente e tem o tão aguardado encontro com Mr. Henry, que revela ser um excêntrico. Os três, agora com Mr. Henry e seus amigos, tencionam assaltar o cofre de uma fábrica.

Entretanto, Anthony inicia uma procura desesperada por Inez, após receber, com algum atraso, uma mensagem de amor. Quando a encontra, Inez trabalha num outro hotel e com um inglês muito mais fluente consegue pela primeira vez se comunicar com Anthony sem a ajuda de um interprete.

Chega o dia para o "grande" assalto. Digman, Anthony e Bob, agora ajudados pelo grupo de assaltantes de Mr. Henry, iniciam o plano de assalto, mas esse cedo revela ser um desastre. Os assaltantes que estava ali para ajudar acabam por atrapalhar. Pouco depois do início do assalto o alarme é disparado e todos começam a fugir. Na fuga, Digman diz a Anthony para fugir com todos os outros e que o deixe para trás para assumir a culpa do assalto.

Com a prisão de Digman, todos os planos de assalto são esquecidos. O filme termina com Anthony e Bob visitando Digman na prisão. Eles revelam que Mr. Henry os enganou e enquanto eles fracassavam no assalto à fábrica, Mr. Henry assaltava a casa de Bob. Nunca mais tiveram notícias de Mr. Henry.

Gtk-paste.svg Aviso: Terminam aqui as revelações sobre o enredo.

Personagens[editar | editar código-fonte]

  • Digman (Owen Wilson): Um aprendiz de ladrão aventureiro e tresloucado. Assume a liderança do grupo iniciando todos os ideias de assalto, estudando e articulando os planos com todos detalhes. Parece levar a vida do crime muito mais sério que as outras personagens.
  • Anthony (Luke Wilson): Amigo de Digman. Antes de ser convidado para os assaltos, esteve internado voluntariamente num hospital psiquiátrico. Diferente de Digman, não encara a vida do crime com muita seriedade e após conhecer Inez fica ainda mais distante dos acontecimentos.
  • Bob Mapplethorpe (Robert Musgrave): Outro amigo de Digman. Não estava inicialmente nos planos para os assaltos, mas assim que Digman apercebe-se que precisa de um carro de fuga, convida-o para ingressar no grupo. Bob é filho de uma família rica, mas tem a sua própria fonte de renda com uma plantação de Cannabis.
  • Inez (Lumi Cavazos): Empregada do hotel para onde Digman, Anthony e Bob vão após um assalto. Nascida no Paraguai, Inez está no EUA sem saber falar inglês. Inicia um romance com Anthony após a sua chegada ao hotel.
  • John Mapplethorpe (Andrew Wilson): Irmão de Bob. John é uma pessoa que menospreza e faz piadas com a vida do irmão e com as ideias de Digman. É preso injustamente após a polícia encontrar a plantação de Cannabis do irmão.
  • Mr. Henry (James Caan): Um excêntrico paisagista que trabalha como ladrão no tempo livre. É a pessoa que Digman tanto quer conhecer para entrar no mundo dos grandes assaltos.
  • Assaltantes: Os assaltantes (Applejack, Rowboat, Kumar e Jackson) são um grupo de conhecidos de Mr. Henry recrutados para ajudar Digman, Anthony e Bob no grande assalto.

Banda sonora[editar | editar código-fonte]

  1. "Voluntary Hospital Escape" - Mark Mothersbaugh
  2. "Gun Buyers" - Mark Mothersbaugh
  3. "Bookstore Robbery" - Mark Mothersbaugh
  4. "Dignan's Dance" - Mark Mothersbaugh
  5. "And Also Because He Fired Me" - Mark Mothersbaugh
  6. "Zorro Is Back" - Oliver Onions
  7. "Cleaning Rooms With Inez" - Mark Mothersbaugh
  8. "She Looks Just Like You" - Mark Mothersbaugh
  9. "Pachanga Diferente" - Rene Touzet
  10. "No Lifeguard On Duty" - Mark Mothersbaugh
  11. "Mambo Guajiro" - Rene Touzet
  12. "Rocky" - Mark Mothersbaugh
  13. "Doesn't Sound That Bad In Spanish" - Mark Mothersbaugh
  14. "Over And Done With" - The Proclaimers
  15. "Snowflake Music/Mr. Henry's Chop Shop" - Mark Mothersbaugh
  16. "You're Breaking His Heart" - Mark Mothersbaugh
  17. "Goddammit I'm In" - Mark Mothersbaugh
  18. "No Jazz" - Mark Mothersbaugh
  19. "Highway Reprised" - Mark Mothersbaugh
  20. "75 Year Plan" - Mark Mothersbaugh
  21. "Futureman's Theme" - Mark Mothersbaugh
  22. "Alone again or" - Love
  23. "2000 Man" - The Rolling Stones

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

Broom icon.svg
Seções de curiosidades são desencorajadas pelas políticas da Wikipédia.
Ajude a melhorar este artigo, integrando ao corpo do texto os itens relevantes e removendo os supérfluos ou impróprios.
  • O filme é baseado no cuta-metragem de mesmo nome e do mesmo dire(c)tor, filmado em 1992 e lançado em 1994
  • O filme foi filmado nas cidades Dallas, Houston e Hillsboro no Texas.
  • O dire(c)tor Martin Scorsese incluiu o filme na sua lista dos 10 melhores da década de 1990.
  • Os a(c)tores Owen Wilson, Luke Wilson e Andrew Wilson são na vida real irmãos.
  • Wes Anderson faz um cameo no início do filme como um passageiro no ônibus (autocarro).
  • Wes Anderson e Owen Wilson escolheram o nome da personagem Digman do seu amigo em comum Stephen Dignan.
  • Digman e Bob apresentam-se como Jerry e Cornelius. Jerry Cornelius é uma personagem do livro "The Cure for Cancer" and "The Final Program" de Michael Moorcock.