Boy band

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Wiki letter w.svg
Por favor, melhore este artigo ou secção, expandindo-o(a). Mais informações podem ser encontradas na página de discussão. Considere também a possibilidade de traduzir o texto das interwikis.
Boy band
Backstreet Boys, uma das boy bands mais famosas.
Origens estilísticas Início: Soul, Disco, Power pop, Gospel, Dance music, Pop e Bubblegum pop
Século XXI: Pop punk, Pop rock, Pop rap, Emo, EDM, Hip hop, Garage rock, Indie pop, Teen pop, Adult contemporary, Dance punk, Indie rock, New rave, R&B e Dance-pop
Contexto cultural Final da década de 1970 no Reino Unido e nos Estados Unidos
Instrumentos típicos Vocal, Sampler, Baixo, Sequenciador, Guitarra, Bateria, Teclado
Popularidade Mundial, especialmente entre os pré-adolescentes e adolescentes a partir da década de 1980
Formas derivadas J-pop, K-pop
Gêneros de fusão
Pop rap, Pop rock, Pop punk, Country pop e Operatic pop
Outros tópicos
Eurovisão da Canção, Pop Idol, Pós modernismo, Consumismo, Kitsch, Cultura pop

Boy band é um tipo de grupo pop constituído de cantores do sexo masculino. Este conceito pode ser empregado também para denominar cada um dos integrantes de um grupo musical deste tipo, já que boy significa, em inglês, garoto e band, também em inglês, significa banda (no sentido de grupo musical). Ou seja, numa tradução livre, garoto de banda, garoto (ou rapaz) que toca em uma banda. Uma boy band pode ser um grupo vocal ou uma banda que toca instrumentos musicais (ambos também compõem suas próprias músicas, alguns frequentemente, outros não). Alguns desses grupos depois de anos de carreira ou de separação do grupo mas que depois retornam, acabam se tornando Man band (banda de homens).

História[editar | editar código-fonte]

1960[editar | editar código-fonte]

Os Temptations foram a primeira boy band de sucesso, tendo como seu grande single a música "My Girl", lançada em dezembro de 1964. Os Jackson 5, grupo formado por Michael Jackson e seus irmãos e outros grupos surgiram na mesma época como, The Osmonds, e The Monkees, esse último tendo seus membros "fabricados" com diferentes tipos de personalidades (ficticias). Os Jackson 5 criaram muitas das convenções musicais que as boy bands vieram a seguir. Por exemplo, seu som voltado para o R&B e Soul estilos de música negra, modificado e simplificado para atingir um público branco pela gravadora Motown, assim como fizeram com as Supremes. Todos os membros da banda cantavam, que é uma convenção comum das boy band, em vez de ter um único membro na frente enquanto o restante em instrumentos. Mesmo assim, os membros eram treinados para ter tipos de personalidade estereotipada (Michael Jackson por exemplo era o "fofo" do grupo).

1970 e 1980[editar | editar código-fonte]

Embora o termo "boy band" seja associado a bandas a partir da década de 1990, grupos similares sempre existiram na história da música. Como os Temptations na década de 60, Bee Gees, The Osmonds, e Earth, Wind and Fire na década de 1970, são considerados boy bands por alguns. O grupo latino Menudos foi uma sensação no início dos anos 80.

1990[editar | editar código-fonte]

New Kids on the Block, um dos grupos de maior sucesso dos anos 80.

O grupo de Boston, New Edition, criou nos anos 80 a tendência para as boy bands dos anos seguintes. Take That formado em Manchester em 1990. New Kids on the Block seguindo a tendência, foi uma das primeiras boy band modernas de sucesso comercial. Durante a década de 1990, boy bands tiveram seu auge com bandas como Backstreet Boys e 'N Sync. Backstreet Boys sendo considerada a boy band de maior sucesso comercial de todos os tempos.

As boy bands foram proeminentes nos anos 1990 também, mas eles não explodiram até 1997. Durante a meia parte dos anos 1990, a maior parte de boy bands foram afro-americanas e tinham um som R&B e gospel, tais como o grupo All-4-One e Boyz II Men. Embora eles tivessem sucessso nas paradas da Billboard, eles tinham visado mais um público adulto e não foram vendidos para os jovens.

Nos Estados Unidos, um dos gerentes de boy band mais prósperos foi Lou Pearlman, que fundou ações comercialmente bem sucedidas, tais como os Backstreet Boys e 'N Sync, embora ele fosse depois condenado por incidentes de fraude não relacionados. No Reino Unido, o produtor Simon Cowell também é conhecido por ter dirigido a boy band Westlife, que foi criado por Louis Walsh e promovido pelo membro do Boyzone, Ronan Keating.

2000[editar | editar código-fonte]

Os Jonas Brothers são descritos como uma boy band pop.

Com o sucesso de Backstreet Boys, bandas como O-Town e 98 Degrees ganharam popularidade rapidamente. As boy bands internacionais também apareceriam ocasionalmente, tais como o grupo romeno O-Zone.

Five, US5, Lexington Bridge e JLS são exemplos de boy bands bem sucedidas na Europa.

Super Junior, uma das boy bands com mais integrantes mundialmente.

As boy bands são ainda populares na Ásia Oriental com grupos bem sucedidos, tais como os da Coréia do Sul: Super Junior, BIGBANG, 2PM, SHINee, SS501, MBLAQ, Beast (B2ST), e TVXQ enquanto as japonesas Arashi, SMAP, V6, Tokio, KinKi Kids, KAT-TUN, NEWS, Kanjani 8, e Hey! Say! JUMP excedem as paradas da Oricon. O Super Junior, inclusive, já foi a maior boy band do mundo, sendo formado por 13 membros oficialmente (na Coréia), e 15 no total (2 integrantes fazem parte do sub-grupo chinês, Super Junior-M).

Em 2001, um novo grupo de pop japonês chamado Exile debutou na gravadora Rhythm Zone, tornando o Exile como a maior boy band do mundo, com 14 integrantes.

As boy bands muitas vezes são vistas como "grupos passageiros" e "grupos de curta duração", embora algumas como Jackson 5, New Kids on the Block, Backstreet Boys, Westlife e Take That tenham marcado história na música e mantiveram suas carreiras duradouras, e em alguns casos, voltas bem sucedidas.

2010-presente[editar | editar código-fonte]

No início da década de 2010, as boy bands voltaram a fazer sucesso, tanto nas paradas musicais quanto em vendas de discos e downloads digitais. Como exemplo os grupos ingleses One Direction (1D), The Wanted e The Vamps, Big Time Rush (BTR) e os brasileiros do P9.

Lista de Boy bands[editar | editar código-fonte]

Veja a categoria Boy bands. Mais exemplos abaixo:

  • 6L6 - Quarteto formado no Rio de Janeiro pelos produtores Michael Sullivan e Miguel Plopschi. Os integrantes eram Marquinhos (um ex-papaquito, assistente da apresentadora Xuxa), Will, Franck e Sérgio. O nome veio de uma válvula que dava potência aos amplificadores de guitarras nos anos 70.[1]
  • Auryn - Quinteto espanhol que surgiu em 2009. Seu single mais conhecido se chama "Heartbreaker", lançado em 2013.
  • Bom Bom - Um dos grupos produzidos por Gugu Liberato. Fizeram sucesso com a versão em português de uma canção do grupo espanhol Riguera. A canção chamava-se "Vamos a La Playa".
  • Boomerangue - Quinteto brasileiro que durou entre 1997 e 2002.
  • C-Note - Grupo americano que apareceu no final dos anos 90.
  • Ciclone - Grupo formado no Rio de Janeiro em 1983 que tiveram sucesso com "Inflamável" (versão da canção de Phil Collins, "Easy Lover") e "Namorado One Way".
  • Color Me Badd - Quarteto americano que fez sucesso no início dos anos 90.
  • Comando - Quinteto brasileiro. Surgiu em 1995 e seus ex-integrantes mais conhecidos são o Sander que faz parte da banda Twister; e o cantor Belutti da dupla sertaneja Marcos & Belutti.
  • GEM - Quinteto brasileiro formado no Rio de Janeiro que apareceu em 2001. Os integrantes eram Marlos, Michel, Kiko, Gustavo e Claudio Júnior. O nome vem das iniciais de "Garotos Em Movimento".[2]
  • Get Ready! - Quarteto belga que surgiu em setembro de 1995 em uma escola de dança; formado por Jean-Marie Desreux, Koen Bruggemans, Jimmy Samijn e Glenn Degendt. Seus singles mais conhecidos em inglês são "I Still Luv U" e "Over and Over".[3] [4]
  • Human Nature - Quarteto australiano que fez sucesso no fim dos anos 90 e atualmente está fazendo shows em Las Vegas, EUA.
  • LFO - Trio americano que apareceu no final dos anos 90 com o single "Summer Girls", composta pelo lider da banda, Rich Cronin. O nome vem das iniciais "Lyte Funkie Ones".
  • Los Chicos - Grupo dos anos 80 que teve como integrante o cantor porto riquenho Chayanne.
  • Mambrú - Quinteto masculino argentino formado pelo programa Popstars, o tempo em atividades foi de 2002 a 2006.
  • Tremendo - Grupo argentino formado nos anos 80.
  • Youngstown - Trio americano que apareceu em 1999 com a canção "I'll Be Your Everything" do filme Inspetor Bugiganga. O nome veio de uma cidade americana.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Revista Atrevida, Nº 78, Fevereiro de 2001. ISSN 0104-7604
  2. Revista Atrevida, Nº 85, Setembro de 2001. ISSN 0104-7604
  3. Revista Rede Transamérica, Nº 25, 2000. ISSN 0104-7604
  4. Get Ready! no Facebook

Ligações externas[editar | editar código-fonte]