Braço morto

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Meandro e braço morto (Escandinávia).
Vista da formação de um braço morto no rio Nowitna, no Alaska.

Um braço morto ou meandro abandonado ou lago em ferradura (oxbow lake em língua inglesa) é um pequeno lago em forma de U que se forma na curva de um meandro abandonado de um canal fluvial. Se forma em geral quando o rio corta o "pescoço" de um meandro encurtando seu curso, o que faz com que o antigo canal fique rapidamente bloqueado, e logo se separe do canal.[1] Se só se corta uma curva, o lago formado terá forma de meia lua, enquanto que se ficam isoladas mais de uma curva, o lago terá forma serpenteada. Este acidente geográfico se chama em inglés oxbow lake (lago de jugo ou de ferradura) pela distintiva forma curvada que se produze como consequência deste processo. Na Austrália este tipo de lagos são chamados billabong. Por si mesmo, o termo oxbow também pode designar uma curva de um rio ou corrente, este não separado da corrente principal.[2] [3]

Formação[editar | editar código-fonte]

Vista de satélite do rio Songhua, na China Nororiental. Se veem os meandros e curvas, mostrando o antigo curso assim como os braços mortos.

Um braço morto se forma quando um rio cria um meandro devido à erosão sobre os bancos de sedimentos por causa da ação hidráulica e a abrasão/corrosão. Depois de um longo período de tempo este meandro vai se curvando cada vez mais, e com o tempo, finalmente pode ocorrer que o "pescoço" do meandro acabe tocando o lado oposto e o rio corte pelo pescoço, separando o meandro que formará o braço morto.


Translation Latin Alphabet.svg
Este artigo ou secção está a ser traduzido de es:Brazo muerto (desde fevereiro de 2012). Ajude e colabore com a tradução.

Referências

  1. "oxbow lake" na Encyclopædia Britannica (em inglês)
  2. Oxbow Oxford English Dictionary. Página visitada em 27-10-2009.
  3. Oxbow Merriam–Webster. Página visitada em 27-10-2009.