Bradford City Association Football Club

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Bradford City A.F.C.)
Bradford City
Nome Bradford City Association Football Club
Alcunhas The Bantams
The Paraders
The Citizens
Fundação 1903 (121 anos)
Estádio Valley Parade
Capacidade 25.136
Presidente Julian Rhodes (majoritário)
Mark Lawn (minoritário)
Treinador(a) Mark Hughes
Patrocinador(a) JCT 600
Material (d)esportivo Macron
Competição League One
Website bradfordcityfc.co.uk
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
titular
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo

O Bradford City Association Football Club é um clube de futebol da cidade de Bradford (West Yorkshire), Inglaterra. Atualmente disputa a Football League Two (Quarta divisão do Campeonato Inglês).

Conhecido como Bantams, a equipe foi fundada em 1903, e venceu a Copa da Inglaterra em 1911, sendo este seu maior título até hoje. A equipe manda seus jogos no Valley Parade, estádio com capacidade para 25.136 torcedores, onde ocorreu a Tragédia de Bradford, um incêndio ocorrido nas arquibancadas do estádio no dia 11 de maio de 1985, no qual 56 pessoas foram mortas e pelo menos outras 265 ficaram feridas. Tudo aconteceu durante uma partida da Football League Third Division (a terceira divisão da Inglaterra), entre o Bradford City e o Lincoln City.

A equipe passou setenta e sete anos sem disputar a primeira divisão (1922 a 1999), quando conseguiram o acesso ao terminaram na segunda posição. Depois de duas temporadas a equipe foi novamente rebaixada. A instável situação financeira levou a equipe a mais dois rebaixamentos recentemente, levando a equipe a quarta divisão.

Contudo, com a surpreendente campanha na Copa da Liga Inglesa na temporada 2012/2013, que lhe rendeu o vice-campeonato ao passar por gigantes como Arsenal e Aston Villa, conseguiu se reerguer financeiramente e, via playoffs, com uma campanha de recuperação, ascendeu a Football League One, equivalente à terceira divisão do Campeonato Inglês.

Títulos[editar | editar código-fonte]

Nacionais
Competição Títulos Temporadas
Copa da Inglaterra 1 191011
Campeonato Inglês - 2ª Divisão Acesso 1 190708
Campeonato Inglês - 3ª Divisão Acesso 2 192829, 198485

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências

Bandeira de InglaterraSoccer icon Este artigo sobre clubes de futebol da Inglaterra é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.