Braguilha

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde Dezembro de 2008).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Carlos I de Espanha usa neste retrato pintado por Ticiano uma braguilha (1532-1533).

A braguilha é uma peça de vestuário masculino que se usava nos séculos XV e XVI para cobrir os órgãos genitais. Por extensão, o nome é aplicado à abertura à frente das calças, calções ou cuecas que se costuma fechar com fecho éclair ou com botões, e que permite ao seu portador retirar o pénis para fora na ocasião de urinar.

História[editar | editar código-fonte]

Nos séculos XV e XVI, a braguilha surgiu por razões de pudor: Os homens vestiam calças muito justas que eram abertas na zona entrepernas, de modo que os órgãos genitais eram cobertos somente pela extensão de um colete muito em voga até aí. Quando a moda mudou e os homens começaram a usar coletes mais curtos, surgiu a braguilha.

Algumas armaduras do século XVI incluem braguilhas metálicas.