Brandi Carlile

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita fontes fiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo. Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Trechos sem fontes poderão ser removidos.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing.
Brandi Carlile
Brandi-carlile1.jpg
Brandi Carlile
Informação geral
Nome completo Brandi Carlile
Nascimento 1 de Junho de 1981 (33 anos)
Origem Ravensdale
País  Estados Unidos
Gênero(s) Pop rock, country alternativo, folk rock
Instrumento(s) Voz,Guitarra, Piano
Período em atividade 2004 - presente
Gravadora(s) Columbia Records
Afiliação(ões) Phil Hanseroth, Tim Hanseroth (os gêmeos), Josh Neumann e Alisson Miller.
Página oficial www.brandicarlile.com

Brandi Carlile (Ravensdale, 1 de Junho de 1981) é uma cantora e compositora norte-americana. A música de Carlile tem sido catalogada de vários gêneros musicais, incluindo pop, rock, música country, indie e folk.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Brandi Carlile nasceu em 1 de Junho de 1981 em Ravensdale, estado de Washington. Com 8 anos de idade, interpretou uma versão da canção de música country "Tennessee Flat Top Box" com a sua mãe. Brandi começou a tocar guitarra e escrever canções com apenas 15 anos. Com 16 anos começou a interpretar como coro para uma imitação de Elvis Presley. Em 2002, durante uma entrevista, Brandi se assumiu lésbica, e isso nunca interferiu em sua carreira

Carreira musical[editar | editar código-fonte]

Antes de assinar com uma gravadora maior, Brandi Carlile cantou com dois irmãos gêmeos Tim e Phil Hanseroth para editoras de Seattle como The Crocodile, Tractor Tavern e Queen's Paragon. Brandi começou a atrair as atenções da indústria musical depois de Dave Matthews ter ouvido a interpretação da sua banda em 2003 no Sasquatch! Music Festival.

A Columbia Records assinou um contrato com Brandi Carlile nos final do ano de 2004. O seu primeiro álbum com a Columbia chamou-se Brandi Carlile que incluiu algumas das suas canções mais famosas, sendo regravadas. Depois do lançamento de Brandi Carlile, Brandi fez uma turnê com os irmãos Hanseroth durante quase dois anos, onde eles trabalharam em canções que vieram a fazer parte do álbum "The Story.

O seu segundo álbum pela Sony Music, The Story, foi lançado em abril de 2007.The Story foi produzido por T. Bone Burnett e inclui uma colaboração com as Indigo Girls na canção "Cannonball". O álbum foi gravado numa sessão de 11 dias, com Brandi Carlile, os irmãos gêmeos Hanseroth, o violoncelista Josh Neumann e o baterista Matt Chamberlain para capturar o som das suas interpretações ao vivo.

Quatro canções de Brandi Carlile foram incluídas no soundtrack na série Grey's Anatomy, da ABC: "Tragedy," "What Can I Say," "Throw It All Away" e "Turpentine". Em abril de 2007, a série Grey's Anatomy estreou uma versão do vídeo para o single The Story.

Em novembro de 2007, Brandi Carlile visitou a Inglaterra durante o seu primeiro concerto no Reino Unido no Borderline em Londres. Em Portugal, a artista começou a ser famosa, depois que a canção The Story foi veiculada num anúncio publicitário da cerveja Super Bock. A canção atingiu a posição 1 no top de downloads e passou a ser transmitida nas diversas rádios nacionais. Brandi Carlile considera que fez um dos melhores concertos da sua vida, quando atuou para mais de 20 mil pessoas, no festival Sudoeste em agosto de 2008.

Em 2009, Brandi gravou Give Up The Ghost, no estilo Folk, com faixas de alta qualidade, incluindo uma que se destaca entre elas Dreams com o uso maior da voz, para quem não gosta de Folk, esta se destaca com um estilo pop rock. Além de Phil Hanseroth, Tim Hanseroth e Josh Neumann, a baterista Allison Miller também compõe a banda de Brandi Carlile atualmente.

Em 2010, a música "Before It Breaks" foi inserido no soundtrack da série da USA Network Covert Affairs. Em 2012, a canção "Have You Ever" foi executada na série Suburgatory, da ABC.

Atividades de caridade[editar | editar código-fonte]

Brandi trabalhou para a Reverb, uma organização ambiental sem fins lucrativos durante o ano de 2007. Também participou com Ben Taylor no Eden Presents… Alive In The World concert, um concerto para ajudar a Eden Florida, uma organização que trata de crianças e adultos autistas.

Discografia[editar | editar código-fonte]

Álbuns[editar | editar código-fonte]

EP e demo[editar | editar código-fonte]

  • Room For Me (2000)
  • Open Doors (2002)
  • We're Growing Up (2003)
  • Acoustic (2004)
  • Live from Neumo's (2005)
  • Live at Easy Street Records (2007)
  • Rhapsody Originals EP (2007)
  • Ghost Demos (2009) – edição de EP limitada, distribuída com as 2000 primeiras pré-vendas de Give Up the Ghost[2]
  • XOBC (2010)
  • Bear Creek (2012)

Singles[editar | editar código-fonte]

Ano Single Top de vendas Álbum
US Hot 100 US Pop 100 Austrália Noruega Portugal
2007/2008 "The Story" 75 92 44 4 1 The Story

Prêmios e Indicações[editar | editar código-fonte]

Ano Álbum Organização Premiação Resultado
2010 Give Up The Ghost 21st GLAAD Media Awards Outstanding Music Artist Indicado
Give Up The Ghost City of Music Awards 2010 Breakthrough Award Venceu

Referências

  1. Burger, David. "Brandi Carlile, in Utah in July, to release new album in June", Março 19, 2012. Página visitada em Abril 6, 2012.
  2. Early Bird Orders For New Brandi Carlile Album To Get Plenty Of Worms Radar Online (3 de setembro de 2009). Visitado em 12 de novembro de 2009.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]