Brasão de armas da Itália

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Emblem of Italy.svg

O Brasão de Armas da República Italiana (em italiano, Stemma della Repubblica Italiana), representada aqui ao lado na imagem, tem sido o símbolo da República Italiana desde 5 de maio de 1948.[1] Tecnicamente, é um emblema em vez de um brasão de armas, uma vez que não foi concebido para estar em conformidade com as regras tradicionais heráldicas. O armorial dos rolamentos da Casa de Saboia, gules uma cruz argent, foram previamente usados pelo antigo Reino de Itália; os apoiantes, em ambos os lados é um leão galopante ou, então, substituir a fasci littori durante a era fascista.[2]

Elementos[editar | editar código-fonte]

O emblema compreende uma estrela branca de cinco pontas tres laterais e duas curvas, com uma bela borda vermelha, sobreposta em cima de um período de cinco spoked cogwheel, permanentes entre uma azeitona sucursal no dexter lateral e um carvalho sucursal no sinistro lado, os ramos verdes são, por sua vez, unidos por uma fita vermelha com a inscrição REPVBBLICA ITALIANA a branco e em letras maiúsculas.

  • O elemento dominante é uma estrela de cinco pontas; um antigo símbolo secular da Itália, conhecida como Stellone d'Italia, pretendia proteger a nação e utilizada como o brasão de armas do Reino de Itália de 1870 a 1890.[3] Iconográfica do Risorgimento, geralmente é visto brilhando radiante ao longo da Turrita Italia, a personificação da Itália. A estrela marcou o primeiro prémio de reconstrução republicana, a Ordem de della Stella della Solidarietà Italiana, e ainda indica membros das Forças Armadas.
  • O aço cogwheel refere-se à Constituição da República Italiana: "A Itália é uma república democrática, construída sobre o trabalho" (Artigo 1º).[4]

Também a sua forma lembra uma coroa mural, como a usada por Italia Turrita (significando com torres), típico da heráldica civil italiana de origem comunal.

  • A oliveira representa o ramo da República, do desejo de paz, harmonia em casa e fraternidade no estrangeiro, tal como expressa na Constituição: "A Itália repudia a guerra como instrumento de ofensa à liberdade de outros povos e como meio de resolução de controvérsias internacionais." (Artigo 11)[4]

O ramo de carvalho é símbolo da força e dignidade do povo italiano. Ambos, os carvalhos e as oliveiras, também são característicos da paisagem italiana.

História[editar | editar código-fonte]

O presidente Giorgio Napolitano, com o brasão da Itália na lapela.

A decisão de prestar a nova República Italiana com um emblema foi tomada pelo governo de Alcide De Gasperi, em outubro de 1946. O projeto foi escolhido por concurso público, com a exigência de que os emblemas dos partidos políticos serem proibidos e a inclusão do Stellone d'Italia, "inspirado por um sentimento da terra e dos municípios." Aos cinco vencedores foram atribuídas novas exigências para o desenho do emblema, "um anel que tem torres moldada a coroa", rodeado por uma grinalda de folhagem e flora italiana. Abaixo uma representação do mar, e, sobretudo, a estrela amarela, com a lenda Unità e Libertà ou Unidade e Liberdade em língua italiana. O vencedor foi Paolo Paschetto, professor do Instituto de Belas Artes de Roma de 1914 a 1948, e o desenho foi apresentado em fevereiro de 1947, juntamente com os outros finalistas, numa exposição na Via Margutta. Esta versão, no entanto, não se teve com aprovação pública, de forma que um novo concurso foi realizado, e novamente venceu Paolo Paschetto. O novo emblema foi aprovado pela Assembleia Constituinte em fevereiro de 1948, e oficialmente aprovado pelo presidente da República Italiana, Enrico De Nicola, em Maio de 1948.

Brasões históricos[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. DECRETO LEGISLATIVO 05 maggio 1948, n.535 See Gazzetta Ufficiale 28 maggio 1948, n.122
  2. REGIO DECRETO 11 aprile 1929 VII, n.504
  3. Deliberazione della Consulta Araldica del Regno d’Italia con cui si determina quali debbano essere gli ornamenti esteriori dello stemma dello Stato 04 maggio 1870, cf. REGIO DECRETO 27 novembre 1890, n.7282
  4. a b Governo italiano. La Costituzione della Repubblica Italiana (em italiano). Governo italiano. Página visitada em 3 de fevereiro de 2011.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre heráldica é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.