Brasão de armas da Rússia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Brasão de armas da Rússia
Brasão de armas da Rússia
Brasão de armas da Rússia
Detalhes
Detentor Federação Russa
Adoção 30 de Novembro de 1993
Timbre Três coroas imperiais da Rússia, representando a unificação das províncias históricas de Novogárdia e da Moscóvia, que deram origem à Rússia moderna.
Escudo Ao centro da águia, o brasão de São Jorge, santo padroeiro do país.
Suportes Águia dourada de duas cabeças, uma representando Ocidente e a outra o Oriente, por onde estendem-se os domínios russos. Disposta no centro, ela carrega o cetro na esquerda e a orbe na direita, representando a autoridade divina dos Czares.

O brasão de armas da Rússia vem do antigo Império Russo, e foi restaurado depois do desmembramento da União Soviética. Mesmo que ele tenha sofrido várias alterações desde o reinado de Ivã III de Moscou (1462 - 1505), o atual Brasão de Armas deriva de várias versões precedentes. O esquema cromático geral corresponde ao início do século XV. A forma da águia pode ser rastreada até os tempos de Pedro, o Grande (Pedro I da Rússia).

São Jorge e o dragão[editar | editar código-fonte]

Os dois principais elementos simbólicos do Estado russo (as duas cabeças de águia e São Jorge matando o dragão) são anteriores a Pedro, o Grande. O Grande Selo de Ivã III, duque de Moscovo, caracterizado por um cavalo matando (ou lutando com) um dragão. O valor não foi oficialmente identificado como São Jorge até 1730, quando foi descrito como tal num decreto imperial. A forma mais antiga (conhecido como São Jorge -o estandarte da Vitória, "Победоносец"), foi sempre associado com a Moscóvia, tornando-se mais tarde nas armas oficiais da cidade de Moscovo. A primeira representação gráfica de um cavaleiro com uma lança (1390) os montantes num selo do príncipe de Moscovo, Basílio II. A serpente ou dragão foi adicionado ao abrigo de Ivan III. São Jorge doravante tornou-se o padroeiro de Moscovo (e, por extensão, da Rússia). Hoje, a descrição oficial não faz referência ao piloto sobre o escudo central como representando São Jorge, principalmente, a fim de manter o carácter laico do moderno Estado russo.

A águia de duas cabeças[editar | editar código-fonte]

Brasão de armas do Império Russo em sua versão final, de 1883.

A águia de duas cabeças foi aprovada por Ivan III após o seu casamento com a princesa bizantina Sofia Paleóloga, cujo tio, Constantino XI Paleólogo, foi o último imperador bizantino. A dupla águia foi o símbolo oficial do estado do falecido Império Bizantino, abrangendo tanto o Oriente como o Ocidente. É, entre outros aspectos, símbolo da unidade da Igreja e do Estado. Após a queda de Constantinopla para os turcos, em 1453, Ivan III e seus herdeiros consideraram Moscovo (Moscou), para ser o último baluarte da verdade ortodoxa, da fé cristã e, com efeito, do último Império Romano (daí a expressão "Terceira Roma" Para Moscovo e - por extensão - para o conjunto da Rússia Imperial). A partir de 1497, relativamente à dupla águia foi proclamada pela soberania russa e igualmente ao do Sacro Império Romano da Nação Alemã. A primeira prova oficial da dupla águia como um emblema da Rússia é sobre o grande selo do príncipe, carimbado em 1497 sobre uma Carta de partilhar e colocação dos príncipes independentes. Ao mesmo tempo, a imagem da dupla águia dourada sobre fundo vermelho apareceram nas paredes do Palácio das Facetas no Kremlin.

Dos Romanov aos dias de hoje[editar | editar código-fonte]

Brasão de armas da Rússia publicado em ''Acta eruditorum'', 1708

Sob o primeiro czar da dinastia Romanov, Miguel I, a imagem do brasão de armas mudou. Em 1625 a dupla águia foi adornada com três coroas pela primeira vez. Através do tempo, a segunda alternativa tem sido interpretada na conquista dos reinos de Kazan, Astrakhan e Sibéria, ou como a unidade da Grande Rússia (Rússia), Pequena Rússia (hoje Ucrânia) e Rússia Branca (Bielorrússia). Hoje, a coroa imperial para a unidade e para a soberania da Rússia como um todo e nas suas subdivisões (repúblicas e regiões). Os seres transgénicos e os ceptros são símbolos heráldicos tradicionais do poder soberano e da autocracia. Foi decidido mantê-las no moderno Brasão de Armas da Rússia, não obstante o facto de a Federação Russa não ser uma monarquia, o que levou a acusações pelos comunistas. No entanto, depois de ter perdido tanto a faixa azul da Ordem de Santo André e do apoio das três coroas e os correspondentes da Cadeia de Moscovo em torno do escudo, o moderno Brasão de Armas da Rússia foi adoptado por decreto em 1993, bem como o correspondente direito de acto do presidente Vladimir Putin em 20 de Dezembro de 2000.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre heráldica é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.