Brasão de armas da Ucrânia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Brasão de armas da Ucrânia (pequeno)

O Brasão de Armas da Ucrânia (Tryzub) apresenta as mesmas cores encontradas na bandeira ucraniana: um escudo azul com tridente amarelo de um símbolo (Tamgha), turco de origem, mais tarde adoptado pelo governantes do Caganato de Rus'.


Brasão[editar | editar código-fonte]

Este tridente ucraniano de Maio de 1919 está num período de cinco heller carimbo da Áustria-Hungria.

O brasão de armas é um tridente amarelo com fundo azul. A história do símbolo tridente como no actual brasão de armas, tem mais de 1000 anos. A primeiras provas conhecidas pelos arqueológicos e historiadores deste símbolo podem ser encontrados nos selos da dinastia Rurik. O tryzub foi carimbao nas moedas de ouro e prata emitidas pelo príncipe Valdimir, o Grande (980-1015), poderia ter herdado o símbolo dos seus ancestrais (como Sviatoslav I Igorevitch) como um brasão de armas dinástico e passou-o aos seus filhos, Sviatopolk I (1015-19) e Jaroslau I, o Sábio (1019-54).

O tryzub também foi encontrado nos tijolos da Igreja de Tithes em Kiev, nos azulejos da Catedral Dormition em Volodymyr-Volynskyi, e nas pedras de outras igrejas, castelos e palácios. Existem muitos exemplos de que fosse usado em cerâmica, armas, anéis, medalhões, selos, e manuscritos. Desde que o tryzub foi tão amplamente usado, ele evoluiu em muitas variações, sem perder a sua estrutura básica. Quase 200 variações medievais do tryzub foram descobertas na Ucrânia.

Não há nenhuma certeza e definitiva interpretação do símbolo, no entanto, a maior parte dos historiadores concorda que provavelmente representa uma versão estilizada de um falcão ou algum outro totem do primeiro governante da família ruríquida. A utilização deste símbolo foi suplantada desde o século XI pela tradição cristã de utilizar as imagens de santos (principalmente Saint George Michael ou Saint), consideram-se os protetores da sentença da família, e mais tarde por galego ou heráldica Cossack ou imagens culturais. O tridente não foi pensado como um símbolo nacional até 1917, quando um dos mais proeminentes historiadores ucranianos, Mykhailo Hrushevsky, propôs a adoptá-la como um símbolo nacional (juntamente com outras variantes, incluindo uma arbalet, um arco ou uma cossack a transportar um musket, ou seja, imagens que procedeu considerávelmente em termos históricos, culturais e heráldicos, de significado para a Ucrânia). Em 22 de Março de 1918, a Central Rada aprovou-o como o brasão de armas da fugaz República Nacional da Ucrânia.

O Grande Brasão de Armas[editar | editar código-fonte]

O Grande Brasão de Armas da Ucrânia nunca foi oficialmente aprovado, mas foi publicado em diversas fontes heráldicas. Nesta variante, o escudo é apoiado por um leão coroado do Brasão de armas galego do lado esquerdo e uma cossack no vestido tradicional, exercendo uma musket, o símbolo da Cossack Hetmanate à direita. O Brasão de Armas é coroado com a coroa de Volodymyr o Grande, simbolizando a soberania ucraniana, e decorados com viburnum e trigo, na parte inferior. A aprovação oficial do Grande Brasão de Armas tem de ser aprovado por uma maioria de dois terços no Parlamento ucraniano (o Verkhovna Rada). Isto ainda não foi alcançado até essa data (2008), devido à resistência de vários partidos da oposição (especialmente comunistas e partidos de esquerda).

Brasão de armas do Levante de Janeiro, respeitando e formando as nações da Commonwealth, sendo Três Nações: Águia Branca (Polónia), Vytis/Pahonia (Lituânia e Bielorrússia) e Arcanjo Miguel (Ucrânia).

Arcanjo Miguel[editar | editar código-fonte]

Arcanjo Miguel, o símbolo da Ucrânia, aderiram à Águia e Pahonia durante o Levante.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

  • Pritsak, Omeljan. The Origins of the Old Rus' Weights and Monetary Systems. Cambridge, MA: Harvard Ukrainian Research Institute, 1998
  • Arkadii Zhukovsky. Trident (tryzub). Encyclopedia of Ukraine, vol. 5 (1993).[1]
Ícone de esboço Este artigo sobre heráldica é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.