Brasil na Copa do Mundo FIFA de 1986

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Brasil
5°lugar.
Associação CBF
Confederação Conmebol
Participação 13º (todas as copas)
Melhor resultado Campeão: 1958, 1962, 1970
Treinador Brasil Telê Santana

A edição de 1986 foi a 13ª edição do torneio e o campeonato aconteceu no México. O Brasil era o único país a participar de todas as edições do torneio da FIFA, fato que persiste até a última edição realizada da Copa, em 2022.

A Seleção foi dirigida pela segunda vez consecutiva por Telê Santana e o capitão foi Edinho. O Brasil terminou na quinta colocação. Na preparação, a polêmica ficaram com os cortes de Renato Gaúcho e Leandro, a lesão de Zico e a influência dos cartolas nas convocações. A equipe foi eliminada pela França nas quartas de final e terminou na quinta colocação.

O Ciclo da Copa do Mundo[editar | editar código-fonte]

A participação brasileira na Copa do Mundo de 1986 começou tumultuada. Com quatro treinadores no ciclo. Carlos Alberto Parreira iniciou no comando da seleção, mas após o vice-campeonato na Copa América de 1983 foi demitido. Eduardo Antunes Coimbra, irmão de Zico, dirigiu o Brasil em três jogos amistosos. Evaristo de Macedo assumiu o comando em 1985, mas duas semanas antes do início das Eliminatórias, acabou dispensado, devido a maus resultados em amistosos contra a Colômbia e Chile. Evaristo alega que foi derrubado por tentar afastar "lideranças negativas" como Sócrates, "era um problema sério o comportamento dele".[1]

Telê Santana, treinador da Seleção na Copa anterior, reassumiu, recorreu a alguns dos principais jogadores da campanha de 1982 e classificou facilmente o Brasil para a Copa.

No entanto, haveria eleição para presidente da CBF em janeiro de 1986. A disputa foi entre Octávio Pinto Guimarães, candidato de Castor de Andrade, e Medrado Dias, candidato de Roberto Marinho. O técnico de Octávio era Telê Santana, já o preferido de Medrado era Zagallo.[2] A imprensa especulava o nome de Rubens Minelli como novidade aos dois que já haviam passado pela seleção. Minelli não acreditava na sua escolha por "conhecer o sistema de escolha do treinador".[3] Com a eleição de Octávio Pinto Guimarães, Telê Santana foi confirmado o técnico para a copa de 1986.

Eliminatórias[editar | editar código-fonte]

A Brasil caiu no Grupo 3 das Eliminatórias Sul-Americanas, ao lado da Bolívia e do Paraguai. As três seleções enfrentaram-se em turno e returno - e apenas a primeira colocada garantia vaga para a Copa.

A Seleção estreou com vitória contra os bolivianos, por 2 a 0, fora de casa, e bateu os paraguaios, também fora de casa, pelo mesmo placar. Nos jogos de volta, dois empates por 1 a 1 garantiram a presença do Brasil em mais uma Copa do Mundo.

Partidas[editar | editar código-fonte]

Grupo 3 - Ida
2 de junho de 1985 Bolívia Bolívia 0 - 2 Brasil Brasil Estadio Ramón Tahuichi Aguilera, Santa Cruz de la Sierra
Árbitro:

Jorge Romero Argentina ARG


(Sumário) Casagrande Gol 56'
Noro (contra)
16 de junho de 1985 Paraguai Paraguai 0 - 2 Brasil Brasil Estadio Defensores del Chaco, Assunção
Árbitro:

Gaston Castro Makuc Chile CHI


(Sumário) Casagrande Gol 26' e Zico Gol 69'
Grupo 3 - Volta
23 de junho de 1985 Brasil Brasil 1 - 1 Paraguai Paraguai Estádio do Maracanã, Rio de Janeiro
Árbitro:

Jose Martinez Bazan Uruguai URU


Socrates Gol 25' (Sumário) Romerito Gol 40'
30 de junho de 1985 Brasil Brasil 1 - 1 Bolívia Bolívia Serra Dourada, Goiânia
Árbitro:

Enrique Revoredo Peru PER


Careca Gol19' (Sumário) Sanchez 7 Gol4'
Classificação Seleção Pts J V E D GP GC SG
1 Brasil Brasil 6 4 2 2 0 6 2 4
2 Paraguai Paraguai 4 4 1 2 1 5 4 1
3 Bolívia Bolívia 2 4 0 2 2 2 7 -5

Brasil classificado. O Paraguai qualificou-se para respescagem.

Artilheiros do Brasil[editar | editar código-fonte]