Brasinca

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita uma ou mais fontes fiáveis e independentes, mas ela(s) não cobre(m) todo o texto (desde junho de 2013).
Por favor, melhore este artigo providenciando mais fontes fiáveis e independentes e inserindo-as em notas de rodapé ou no corpo do texto, conforme o livro de estilo.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Ambox rewrite.svg
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo (desde junho de 2013).
Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.

A Brasinca Ferramentas, Carrocerias e Veículos S.A. é uma empresa brasileira que atualmente fabrica carrocerias para caminhões e veículos especiais. A Brasinca fabricou, por exemplo, a carroceria de fibra de vidro para a caçamba da pick-up Saveiro. Uma de suas contribuições mais significativas para a indústria automobilística brasileira, porém, foi o cupê esportivo Uirapuru, ou Brasinca 4200 GT.[1] Projetado pelo espanhol radicado no Brasil Rigoberto Soler Gisbert e pelo mago da mecânica Ângelo Mário Gonçalves, o automóvel contava com carroceria em aço moldada à mão, motor dos caminhões Chevrolet da época, com 6 cilindros em linha e 4.271cc. Para alimentar o motor foram utilizados 3 carburadores ingleses modelo SU. O jornalista Tiago Songa, um dos maiores estudiosos do modelo, arrecadou dados e fotografias de 40 unidades das prováveis 73 fabricadas entre os anos de 1964 e 1966. Os modelos se distribuiam em Berlinetas, duas unidades versão conversível e uma SW, também chamada de Gavião que prestou serviços à Polícia Rodoviária na base da Rodovia Anchieta. O alto custo da produção do Uirapurú fez com que a Brasinca desistisse da fabricação do mesmo, passando a produção para a equipe de engenheiros que trabalhava no veículo. Assim nasceu a STV (Sociedade Técnica de Veículos), que ficou por conta de acabar de montar as carrocerias já fabricadas pela Brasinca. hoje, um Brasinca Uirapuru é considerado um sonho de consumo para os colecionadores de carros antigos brasileiros.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. BEREZOVSKY, Sérgio (abril de 2005). Brasinca 4200 GT Revista Quatro Rodas. Página visitada em 10 de junho de 2013.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


Ícone de esboço Este artigo sobre uma empresa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.