Brat Pack

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

O "Brat Pack" foi um apelido dado a um grupo de jovens atores e atrizes que frequentemente apareciam juntos em filmes para adolescentes nos anos 80.

O termo, feito em cima do nome do grupo Rat Pack dos anos 50 e 60, teve popularidade em uma reportagem da revista New York Magazine sobre um grupo de famosos atores adolescentes.[1] O grupo se caracterizou pelos membros principais como Rob Lowe, Judd Nelson e Emilio Estevez,[2] por seus filmes serem uma crítica a geração patética, cínica, possessiva e ideológicamente árida da época.[3] [4] Os filmes eram feitos com o estereótipo adolescente, onde se localizavam na maioria das vezes no subúrbio de Chicago, focalizando o dia-a-dia dos adolescentes de classe média-alta.[5] [6]

Membros[editar | editar código-fonte]

A maioria dos membros do grupo vieram dos filmes do diretor John Hughes, The Breakfast Club, e do diretor Joel Schumacher, St. Elmo's Fire.[7] [8] [9] Com esse critério, os membros mais citados eram Emilio Estevez, Anthony Michael Hall, Rob Lowe, Andrew McCarthy, Demi Moore, Judd Nelson, Molly Ringwald e Ally Sheedy.[5] [6] [10] [11] A mais esquecida é a atriz Mare Winningham, a única membra que não participou de outros filmes com qualquer outro do grupo.[12]

A reportagem feita pela revista New York Magazine citava um grupo de atores que mais tarde não seriam considerados posteriormente membros oficiais do Brat Pack. Como exemplo, a reportagem citava os atores do filme The Outsiders: Tom Cruise, Patrick Swayze, Ralph Macchio, C. Thomas Howell. Nenhum desse atores chegaram a fazer um filme com os membros do Brat Pack (exceto Patrick Swayze).[1] Charlie Sheen participou de vários filmes do grupo, principalmente por conta de seu irmão Emilio que era membro e líder e por sua colaboração com vários filmes dos outros membros.[13] Os atores James Spader e Robert Downey, Jr. foram também considerados membros oficiais por suas diversas aparições nesses filmes, principalmente com Andrew McCarthy em Less Than Zero.[14] Downey, Jr. também contracenou com Anthony Michael Hall em dois filmes: Weird Science e Johnny Be Good, e além disso, contracenou com Molly Ringwald em The Pick-Up Artist. Outros atores que tiveram ligação com o grupo foram Jon Cryer, John Cusack, Kevin Bacon, Jemi Gertz, Mary Stuart Masterson, Matthew Broderick, Sean Penn e Kiefer Sutherland.[5] [10] Em sua autobiografia, a atriz Melissa Gilbert, se dizia membra do Brat Pack. Mesmo ela tendo sido uma atriz de televisão, sua vida era relacionada a Estevez e Lowe (de quem teria ficado noiva).

O ator Harry Dean Stanton, aos seus cinquenta anos, se tornou o mentor desse grupo.[15]

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Abaixo se encontra uma tabela com os filmes considerados oficiais do grupo Brat Pack. Mesmo que no artigo da revista New York Magazine está escrito que o primeiro filme do Brat Pack é Taps de 1981 com Tom Cruise e Timothy Hutton,[1] a lista abaixo apresenta os filmes mais tradicionais com os membros do grupo:

Filme Emilio Estevez Anthony Michael Hall Rob Lowe Andrew McCarthy Demi Moore Judd Nelson Molly Ringwald Ally Sheedy Contribuidores
The Outsiders (1983) Keith "Two-Bit" Matthews Sodapop Patrick Curtis Matt Dillon, Patrick Swayze, Tom Cruise, C. Thomas Howell, Ralph Macchio
Class (1983) Franklin "Skip" Borroughs IV Jonathan Ogner John Cusack
Sixteen Candles (1984) Fazendeiro Ted (creditado como "O Geek") Samantha Baker John Cusack, Jami Gertz
Oxford Blues (1984) Nick De Angelo Rona
The Breakfast Club (1985) Andrew Clark Brian Johnson John Bender Claire Standish Allison Reynolds
St. Elmo's Fire (1985) Kirby Keger Billy Hicks Kevin Dolenz Jules Jacoby Alec Newbury Leslie Hunter Mare Winningham
Pretty in Pink (1986) Blane McDonnagh Andie Walsh Jon Cryer, James Spader
Blue City (1986) Billy Turner Annie Rayford
About Last Night... (1986) Danny Martin Debbie Sullivan
Wisdom (1986) John Wisdom Karen Simons Charlie Sheen (não-creditado)
Fresh Horsers (1988) Matt Larkin Jewel

Outros filmes[editar | editar código-fonte]

Alguns filmes foram considerados como "Filmes do Brat Pack", mesmo não tendo nenhum dos membros no elenco, como o filme Red Dawn de 1984.[16] Isso pelo filme ter os contribuidores Patrick Swayze, C. Thomas Howell, Charlie Sheen, Jennifer Grey, Harry Dean Stanton e Lea Thompson. Tem também o filme Ferris Bueller's Day Off[13] por ter no elenco Jennifer Grey e Charlie Sheen e o ator Matthew Broderick como protagonista. Foi incluído também o filme Weird Science, protagonizado pelo membro Anthony Michael Hall e por Robert Downey, Jr., pelo filme ter sido dirigido por John Hughes[17] e por ter sido integrado em um box de DVD dos filmes dos Brat Pack lançado pela Universal.[18] Outros filmes dos anos oitenta, com temas parecidos e estrelados por pelo menos um membro do grupo ou junto com um dos contribuidores, são:

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b c Hollywood's Brat Pack. New York Magazine.
  2. The year of the Brat. The Guardian. Página visitada em 19 de Março de 2008.
  3. 13. The Brat Pack. The Eighties Club. Página visitada em 18 de Março de 2008.
  4. Don't You Forget About Me. Comentado em um extra de um DVD. Página visitada em 15 de Agosto de 2008.
  5. a b c Brat Pack. St. James Encyclopedia of Popular Culture.
  6. a b The Brat Pack: 80's Icons. 6 Degrees Film. Página visitada em 28 de Março de 2008.
  7. Remember the Brat Pack? Well, Now That They're Grown Up.... Los Angeles Times.
  8. Brat Pack Confidential. B.T. Batsford.
  9. For a short time they were on fire, then they vanished into obscurity. Whatever happened to the Brat Pack of the 1980s?. The Scotsman. Página visitada em 28 de Março de 2008.
  10. a b The Brat Pack Site. The Brat Pack Site. Página visitada em 18 de Março de 2008.
  11. What Happened to the Brat Pack?. Teen First. Página visitada em 15 de Agosto de 2008.
  12. The Brat Pack Confidential: The Players. Brat Pack Confidential. Página visitada em 19 de Março de 2008.
  13. a b Brat Pack Confidential: The Players. Brat Pack Confidential. Página visitada em 19 de Março de 2008.
  14. 13. The Brat Pack. Eighties Club. Página visitada em 18 de Março de 2008.
  15. The year of the Brat. The Guardian. Página visitada 19 de Março de 2008.
  16. Don't You Forget About Me. Comentário em DVD. Página visitada em 12 de Novembro de 2008.
  17. Brat Pack Blues. The Guardian. Página visitada em 12 de Novembro de 2008.
  18. Brat Pack Colection (The Breakfast Club/ Sixteen Candles/ Weird Science). Amazon.com. Página visitada em 20 de Dezembro de 2008.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]