Brazil (filme de 1985)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Brazil - o filme)
Brazil
Brazil (filme de 1985)
No Brasil Brazil - O Filme
Em Portugal Brazil: O Outro Lado do Sonho
 Reino Unido
1985 •  cor •  132 min 
Gênero ficção científica
Direção Terry Gilliam
Produção Arnon Milchan
Roteiro Terry Gilliam
Tom Stoppard
Charles McKeown
Elenco Jonathan Pryce
Robert De Niro
Katherine Helmond
Ian Holm
Bob Hoskins
Michael Palin
Ian Richardson
Peter Vaughan
Kim Greist
Jim Broadbent
Música Michael Kamen
Cinematografia Roger Pratt
Efeitos especiais George Gibbs
Edição Julian Doyle
Companhia(s) produtora(s) Embassy International Pictures
Distribuição França 20th Century Fox
Brasil Flashstar Home Vídeo
Lançamento França 20 de fevereiro 1985
Brasil 17 de outubro 1985
Idioma inglês
Receita US$ 9,929,135[1]

Brazil (bra: Brazil - O Filme[2]; prt: Brazil: O Outro Lado do Sonho[3]) é um filme de ficção científica distópica de 1985, dirigido por Terry Gilliam. Lançado em 20 de fevereiro de 1985, o filme foi escrito por Terry Gilliam, Charles McKeown e Tom Stoppard e tem no elenco Jonathan Pryce, Kim Greist, Michael Palin, Katherine Helmond, Bob Hoskins, Ian Holm, além de uma participação especial de Robert De Niro.

Devido ao filme ter sido lançado muito próximo ao final da Ditadura militar no Brasil (1964-1985), muito se especulou entre a crítica e os cinéfilos brasileiros, se o filme não seria uma crítica velada ao seu país naquele momento em especial, pois o enredo traz várias semelhanças com costumes e acontecimentos corriqueiros no Brasil nas décadas de 1970 e 1980.[4][5] No livro The Battle of Brazil, Gilliam explica a origem de sua inspiração para o título:[6]

Port Talbot [no País de Gales] é uma cidade de aço, onde tudo é coberto com pó de minério de ferro cinza. Até a praia é completamente cheia de poeira, é apenas preta. O sol estava se pondo, e foi muito bonito. O contraste foi extraordinário, eu tinha essa imagem de um cara sentado lá nesta praia sombria com um rádio portátil, ouvindo canções latinas escapistas estranhas como 'Brasil'. A música transportou-o de alguma forma e fez seu mundo menos cinza.

Enredo[editar | editar código-fonte]

No país onde o filme se desenrola se desenvolveu uma estranha sociedade, repleta de burocracia, moda feminina esdrúxula, cirurgias plásticas em grande profusão etc. Em meio às constantes festas promovidas pela elite, bombas explodem em restaurantes e lojas, gerando reações do governo, que caçam os responsáveis.

O personagem principal (Sam Lowry), um jovem alheio à política e que trabalha em uma repartição do governo e mora em um apartamento minúsculo, vive às voltas com sua mãe dominadora, se apaixona por uma mulher confundida com uma militante terrorista, fazendo com que ele passe a ser perseguido pelo governo e sua vida sofra reviravoltas imprevisíveis.

Sam perpassa pelos dois polos opostos da sociedade de Brazil, totalmente perdido em meio à burocracia inoperante e ordens sem nexo, enviadas através de obsoletos computadores e máquinas de estranhos formatos.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Premiações[editar | editar código-fonte]

  • Brazil concorreu a dois Oscars, sem sucesso: Melhor Roteiro Original e Melhor Direção de Arte.
  • Venceu, no BAFTA, os prêmios de efeitos especiais e desenho e produção.[7]

Referências

  1. «Brazil (1985)» (em inglês). Box Office Mojo. Consultado em 6 de junho de 2012 
  2. Brazil - O Filme no CinePlayers (Brasil)
  3. «Brazil: O Outro Lado do Sonho». no CineCartaz (Portugal) 
  4. «O Brazil de Terry Gilliam». Consultado em 5 de junho de 2015  Eu, particularmente, identifico na burocracia do filme a nossa burocracia e nas torturas a nossa ditadura militar.
  5. «O Teorema Zero (Terry Gilliam, 2014)». Consultado em 5 de junho de 2015  Em Brazil, de 1985, Terry Gilliam colocou seu nome na história. (...) Com um cenário futurista, recheado de elementos steampunk, reza a lenda que Gilliam recriou o Brasil dos tempos de Ditadura Militar, sob uma olhar crítico e distópico.
  6. «Theory - Why the Movie Brazil is called Brazil» (em inglês). Consultado em 5 de junho de 2015 
  7. Jr, Jorge Cruz (10 de setembro de 2021). «Brazil: O Filme (1985) | Crítica | Filme». Apostila de Cinema. Consultado em 27 de agosto de 2023 
Ícone de esboço Este artigo sobre um filme britânico é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.