Breakout (jogo eletrônico)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Breakout
Desenvolvedora Atari, Inc
Publicadora(s) Atari, Inc
Designer Nolan Bushnell (conception),
Steve Bristow (conception),
Steve Wozniak (prototype)
Plataforma(s) Arcade
Gênero(s) Arcade
Modos de jogo Up to 2 players, alternating turns
Controles Rotary controller; 1 button
Hardware
Gabinete Upright and cocktail
Vídeo Horizontal orientation, Raster, medium resolution

Breakout é um jogo eletrônico para Arcade desenvolvido pela Atari, Inc e lançado em 13 de maio de 1976. Foi idealizado por Nolan Bushnell e Steve Bristow e influenciado pelo jogo de arcade de 1972 Pong, também da Atari. O jogo foi convertido para os consoles e atualizado como Super Breakout. Além disso, Breakout foi a base e inspiração para livros, jogos, e o computador Apple II.

No jogo, uma camada de tijolos são alinhados no topo da tela. A bola passa pela tela, rebatendo nas paredes laterais e superiores da tela. Quando um tijolo é atingido, a bola rebate de volta e o tijolo é destruído. O jogador perde uma vida quando a bola toca a parte inferior da tela. Para prevenir que isso aconteça, o jogador move uma paleta para rebater a bola para cima, mantendo-a no jogo.

O gabinete de arcade usa um monitor preto e branco. Entretanto, o monitor tinha camadas de celofane colorido posto por cima para parecer que os tijolos eram coloridos.

Legado[editar | editar código-fonte]

Apple II[editar | editar código-fonte]

"Arkapp, blocks breaker"

Breakout influenciou diretamente o design de Steve Wozniak para o computador Apple II - "Muitas das características do Apple II foram feitas porque eu fiz o design do Breakout para Atari. Eu fiz o design do hardware. Eu queria escrever agora isso em software."[1]

Referências

  1. Connick, Jack. "...And Then There Was Apple". Call-A.P.P.L.E. Oct 1986: 24.