Breath of Fire (jogo eletrônico)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita uma ou mais fontes fiáveis e independentes, mas ela(s) não cobre(m) todo o texto (desde abril de 2013).
Por favor, melhore este artigo providenciando mais fontes fiáveis e independentes e inserindo-as em notas de rodapé ou no corpo do texto, conforme o livro de estilo.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Breath of Fire
Desenvolvedora Capcom
Publicadora(s) Capcom (Super Famicon e GBA)
Squaresoft (SNES)
Designer Yoshinori Takenaka
Yoshinori Kawano
Makoto Ikehara
Compositor(es) Yausaki Fujita
Mari Yamaguchi
Minae Fuji
Yōko Shimomura
Plataforma(s) SNES
Série Breath of Fire
Conversões/
relançamentos
Game Boy Advance
Data(s) de lançamento Super Nintendo
  • JP 3 de Abril, 1993
  • AN 10 de Outubro, 1994
Game Boy Advance
  • JP 6 de Julho, 2001
  • AN 13 de Dezembro, 2001
  • EU 14 de Dezembro, 2001
Gênero(s) RPG
Modos de jogo Single Player
Número de jogadores 1
Classificação Game Boy Advance
Inadequado para menores de 6 anos i ESRB (América do Norte)
Média Cartucho de 24-megabit (SNES)
Cartucho de 64 megabit (GBA)
Idioma Japonês
Traduções Inglês

Breath of Fire, Também conhecido com Breath of Fire: The Dragon Warrior (ブレスオブファイア 竜の戦士, Buresu obu Faia Ryū no Senshi?) no Japão[1] [2] é o primeiro jogo da série de RPG Breath of Fire. Desenvolvido pela Capcom em 1993 para o Super Nintendo, teve uma edição americana publicada pela Squaresoft (agora Square Enix) em 1994. Em 2001, a Capcom relançou o jogo para a plataforma portátil Game Boy Advance. Breath of Fire acontece nos anos que seguem uma grande guerra civil entre dois clãs de dragões: Light e Dark. Os Light Dragons estão quase extintos, reduzidos a esconderijos em pequenos vilarejos. O protagonista é Ryu, um jovem Light Dragon que desperta em uma noite e encontra sua cidade em chamas, após um ataque dos Dark Dragons. Após o seqüestro de sua irmã no dito ataque, ele parte para salvá-la. Durante sua jornada, ele inicia uma busca por sete chaves mágicas, antes que os Dark Dragons possam usá-las para despertar uma deusa da destruição.

Jogabilidade[editar | editar código-fonte]

Breath of Fire consiste de quatro modos básicos de jogabilidade: um mapa do mundo, mapas de cidades e dungeons, uma tela de batalha e uma tela de menu. O mapa do mundo é uma versão reduzida e simplificada do mundo fictício do jogo, que o jogador usa para navegar entre vários locais. Grande parte das batalhas do jogo são enfrentadas nos mapas de campo ou no mapa do mundo. Grande parte dos personagens possui uma ação de campo específica fora de batalha, e em alguns momentos tal ação se fara necessária para o prosseguimento. Por exemplo, o grupo não pode passar por florestas enquanto Bo não liderar a equipe.

A paleta de cores dos mapas muda de acordo com a hora do dia. Quando o grupo se encontra no mapa do mundo, o sol nasce e se põe a cada minuto de tempo real. Em certas situações, o jogador precisa esperar a noite antes de entrar em uma determinada cidade.

Enredo[editar | editar código-fonte]

Os Dark Dragons continuam a caçar seus inimigos, os Light Dragons, e os forçaram ao isolamento. O protagonista do jogo, Ryu, vive em paz em um vilarejo formado por sobreviventes do clã Light Dragon. Ryu é órfão desde pequeno e foi criado por sua irmã, Sara, uma sacerdotiza com grandes poderes mágicos. Em uma noite, ele sonha com um dragão que o avisa do perigo iminente; ele desperta e encontra o vilarejo em chamas. Sara usa sua magia para afastar os Dark Dragons de Ryu, mas é capturada.

O emperador dos Dark Dragons, Zog, anuncia que é do direito dos Dark Dragons o governo do mundo. Zog pretende libertar a deusa Tyr com o uso de seis chaves mágicas, e Ryu parte em uma busca pelas chaves antes que Zog as encontre.

Personagens[editar | editar código-fonte]

Breath of Fire apresenta oito personagens jogáveis, incluindo Ryu, um membro da família Light Dragon que teve sua irmã seqüestrada pelos Dark Dragons; Nina, princesa de Winlan, que se une a Ryu após o mesmo salvar a vida de seu pai; Bo, um homem-lobo caçador que tem um inimigo em comum com Ryu; Karn, um ladrão que pode abrir qualquer fechadura e desativar qualquer armadilha; Gobi, um Manillo expulso de seu clã por ser avarento demais até para sua raça; Ox, um ferreiro que é forçado a trabalhar em uma arma secreta; Bleu, uma maga imortal com corpo de cobra; e Mogu, uma criatura semelhante a uma toupeira que foi aprisionado em seu próprio pesadelo após um feitiço.

Cada um deles apresenta contas a acertar com os Drak Dragons e Zog. Outros antagonistas incluem o tentente de Zog, Jade, que derrota a irmã de Ryu na abertura do jogo. Os lacaios de Jade são Cort, um cientista louco; Cerl, uma maga que detesta humanos por causa da forma como foi tratada; Mote, um feiticeiro que pode aterrorizar pessoas em seus sonhos; e Goda, um golias em armadura.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre jogos eletrônicos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.