Breathless (álbum de Camel)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Breathless
Álbum de estúdio de Camel
Lançamento 1978
Gravação 1978
Gênero(s) Rock Progressivo
Duração 44:47
Gravadora(s) Deram Records
Produção Camel/Mick Glossop
Opiniões da crítica

O parâmetro das opiniões da crítica não é mais utilizado. Por favor, mova todas as avaliações para uma secção própria no artigo. Veja como corrigir opiniões da crítica na caixa de informação.

Cronologia de Camel
Último
Último
A Live Record
(1978)
I Can See Your House from Here
(1979)
Próximo
Próximo


Breathless é o sexto álbum de estúdio da banda inglesa Camel, lançado em 1978. É o último trabalho do tecladista Peter Bardens com a banda, já que este a deixou antes da turnê que promovia o álbum. Ele foi substituído nesssa turnê por outros dois tecladistas: Dave Sinclair (primo do baixista Richard Sinclair) e Jan Schelhaas. Este álbum está na lista dos 200 álbuns definitivos no Rock and Roll Hall of Fame.[1]

O álbum está focado em músicas menores e com maior apelo comercial, e algumas faixas são marcadas por serem extremamente diferentes dos trabalhos antigos da banda, como a humorística "Down on the Farm", que soa mais como um trabalho do Caravan do que do Camel, por causa da voz de Richard Sinclair. Outra música que se destaca é "Summer Lightning", que conta com longos solos de Bardens e Latimer.

No entanto, o grupo manteve sua influência do jazz e do rock progressivo em outras faixas. Exemplos notáveis disto são "The Sleeper" e "Echoes", muito similares às músicas contidas nos álbuns anteriores Mirage e Moonmadness. Ambas as músicas fazem parte dos melhores momentos do disco, e "Echoes" virou uma das favoritas do repertório ao vivo da banda, sendo considerada por muitos fãs como uma das melhores da história do Camel.

Este álbum mostra como a banda continuou transformando seu som em algo mais pop, enquanto também demonstra as influências que ela teve de estilos como o jazz e o progresivo.

Faixas[editar | editar código-fonte]

  1. "Breathless" (Latimer, Bardens, Ward) - 4:19
  2. "Echoes" (Latimer, Bardens, Ward) - 7:18
  3. "Wing and a Prayer" (Latimer, Bardens) - 4:45
  4. "Down on the Farm" (Sinclair) - 4:24
  5. "Starlight Ride" (Latimer, Bardens) - 3:25
  6. "Summer Lightning" (Latimer, Sinclair) - 6:09
  7. "You Make Me Smile" (Latimer, Bardens) - 4:17
  8. "The Sleeper" (Latimer, Bardens, Ward, Collins) - 7:06
  9. "Rainbow's End" (Latimer, Bardens) - 3:00

Créditos[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. 2007 National Association of Recording Merchandisers (em inglês) timepieces. (2007). Página visitada em 25/05/2010.