Breda Rio Transportes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Breda Transportes e Turismo Rio
Breda Rio.png
Slogan "A sua companhia de viagem"
Tipo Privada
Fundação 1959
Sede Brasil Brasil
Produtos Transporte receptivo e fretamento.
Página oficial http://www.bredario.com.br/

Breda Rio é uma empresa brasileira de transporte de turismo e fretamento da cidade do Rio de Janeiro. Hoje ela tem como especialidade o turismo receptivo e fretamento de diversas empresas localizadas no Estado do Rio de Janeiro, com grande concentração no COMPERJ.

História[editar | editar código-fonte]

Fundada em 1959 no setor de turismo inicialmente em São Paulo, e no Rio de Janeiro se consagrou como uma das mais antigas operadora de turismo da cidade. A empresa, na condição de vendida em 1990 para família do grupo Constantino, a sua filial do Rio não foi vinculada e dá início então a mais uma separação da corporação Breda pelo Brasil, a Breda Rio Transportes e Turismo Rio, tal como tinha sido foi antes com as filiais Breda em Sorocaba e a da Bahia(extinta), todas com administrações distintas num processo parecido.

Inovações de Sucesso[editar | editar código-fonte]

Logo em seus primeiros anos, a primazia pela qualidade e exclusividade foram marcas da empresa. Muitas inovações de sucesso, algumas outras, imperceptíveis aos passageiros, a deixa destacada nacionalmente. Destas podemos destacar a chegada do primeiro ônibus urbano com ar-condicionado do Brasil, a primeira no uso de piso tipo taraflex anti-derrapantes, vistas eletrônicas e telefonia celular a bordo até 1997. A Breda Rio, sempre diferente, rompia a tradição dos uniformes em tom azul claro dos rodoviários, agora brancos e com gravatas no estilo chamavam a atenção. Foi também pioneira no Estado do RJ ter ônibus com piso baixo em 1998, entre outros detalhes que só ela trazia. Fora as raridades despercebidas e únicas nacionalmente como o 2° chassi L-113 produzido pela Scania e os dois últimos ônibus legítimos da Ciferal, produzidos antes da aquisição pela Marcopolo onde trazia um dos primeiros Marcopolo Viale do Brasil no mesmo ano. Outro caso foi o exemplo da maciça compra de mais de 60 Marcopolo Torino 1999 com chassis Mercedes Benz OF-1418 em única leva cujos chassis leves substituíram em totalidade chassis pesados, como Scania L-113 e F-113, Volvo B10M EDC, em 2004 e padronizava a frota. A mudança drástica iniciadas de uma só vez gerou alguns transtornos aos passageiros numa possível redução de custos, mas ainda sim, tais carros com um toque de design especial.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Onibus Brasil-Breda Rio Transportes

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências



Time de futebol[editar | editar código-fonte]

O time de futebol da empresa venceu o vasco da Gama uma vez.